close

Impeachment de Trump é aprovado na Câmara

Por incentivar invasão do Capitólio, Trump tornou-se o primeiro presidente americano a ter afastamento aprovado duas vezes

Trump com Melania

Presidente foi inocentado da acusação de impeachment pela invasão que terminou com cinco mortos no Capitólio / Foto: Instagram

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na tarde desta quarta-feira, 13, o segundo impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump.

O impeachment foi aprovado por 232 votos a favor – o mínimo era de 217 votos -, com o apoio de 10 republicanos, e 197 votos contrários (5 deputados não votaram).

Esta é primeira vez da história do país que um presidente sofre dois impeachments. O primeiro foi em 2019, quando a Câmara aprovou o impeachment, mas o Senado, de maioria republicana, o absolveu, sem destituí-lo.

O processo agora segue mais uma vez para julgamento no Senado, mas o momento ainda é incerto porque a Casa ainda está em recesso.

O gabinete de Mitch McConnell, líder da maioria republicana, notificou os democratas de que ele não concorda com seu pedido de usar poderes de emergência para convocar os senadores de volta à sessão antes de terça-feira, 19.

O republicano é acusado de ter incitado violência na última quarta-feira, quando apoiadores do presidente invadiram o Congresso com objetivo de impedir a certificação da vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais. Pelo menos cinco pessoas morreram nos confrontos.

O processo de impeachment do presidente Donald Trump, aberto pela bancada democratas na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, foi endossado por parlamentares republicanos. Tanto lideranças do partido quanto deputados recém-eleitos anunciaram apoio ao impedimento do presidente americano.

Com o resultado da votação, Donald Trump tornou-se o único presidente da história a sofrer dois processos de impeachment na Câmara. Agora o pedido de afastamento terá de ser votado no Senado, onde a maioria é republicana. Nenhum senador do partido declarou abertamente ser a favor do impedimento do presidente.

Entre as lideranças republicanas da Câmara que votaram a favor do afastamento estão a deputada Liz Cheney, filha do ex-vice presidente Dick Cheney, e número 3 do partido na Casa.

Outros parlamentares experientes, como Adam Kinzinger, John Katko e Fred Upton também já declararam voto a favor do afastamento do presidente, apesar da proximidade com o fim do mandato – que se encerra no dia 21, com a posse de Biden.

A adesão ao impeachment de Trump não alcançou apenas nomes experientes do partido. Deputados republicanos novatos, empossados no dia da invasão do Capitólio, também declararam apoio à continuidade do processo de impeachment.

Um deles é o deputado Peter Meijer, eleito pela primeira vez para a Câmara pelo Michigan. Em sua primeira votação – justamente a que decidia sobre o resultado das eleições presidenciais – Meijer rompeu com seu partido e votou a favor de certificar a vitória de Biden. “O que vimos na quarta-feira deixou o presidente inapto para o cargo, disse Meijer ao jornal The New York Times.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra