close

Emprego nos Estados Unidos cresce abaixo do esperado

Economia dos Estados Unidos registra abertura de 194 mil empregos no mês de setembro, número abaixo do esperado pelo mercado

construção

Autoridades do Federal Reserve avaliam impactos da quarta alta consecutiva dos juros nos EUA | Foto: Getty Images

A melhora do emprego nos Estados Unidos ficou abaixo do previsto em setembro. Foram criadas 194 mil vagas no mês, em termos líquidos, segundo dados publicados nesta sexta-feira, 8, pelo Departamento do Trabalho do país.

Com o resultado, a taxa de desemprego dos EUA recuou de 5,2% em agosto para 4,8% em setembro, ficando abaixo do consenso do mercado, de 5,1%.

O resultado ficou bem abaixo da expectativa de analistas que previam a geração de 330 mil a 650 mil vagas no último mês, com a mediana em 500 mil.

Emprego em julho e agosto nos Estados Unidos é revisado para cima

Além disso, o Departamento do Comércio revisou para cima os números de geração de postos de trabalho de agosto, de 235 mil para 366 mil, e também de julho, de 1,053 milhão para 1,091 milhão.

Em setembro, o salário médio por hora aumentou 0,62% em relação a agosto, ou US$ 0,19, a US$ 30,85. Neste caso, a previsão era de alta menor, de 0,40%. Na comparação anual, houve acréscimo salarial de 4,58% em setembro, praticamente em linha com o avanço previsto de 4,60%.

O resultado tem como efeito a redução sobre a pressão da valorização do dólar e dos juros futuros no Brasil.

Setor privado abriu 568 mil vagas em setembro

Esta semana outro número sobre o mercado de trabalho indicou que o setor privado dos Estados Unidos criou 568 mil empregos em setembro, segundo pesquisa com ajustes sazonais divulgada hoje pela ADP.

O número veio bem acima da expectativa de analistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam criação de 425 mil postos de trabalho no último mês.

O temos do governo Biden é o de que a resistência de parte da população em tomar vacina possa colocar em risco a recuperação econômica.(AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra