close

Vacina Coronavac começa a ser distribuída

São Paulo abre pré-cadastro para os interessados em tomar a vacina, e governo federal inicia a distribuição das vacinas no Butantan

Vacinas sendo embarcadas em avião da FAB

Lotes da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan jforam embarcadas em aviões da FAB para distribuição no país / Foto: Divulgação

Até o dia 28 de março, o governo do Estado de São Paulo espera vacinar quase 20% dos 46 milhões de habitantes do estado.

A vacinação teve início logo após a Anvisa aprovar o uso emergencial da vacina Coronavac, que está sendo produzida pelo Instituto Butantan.

Na manhã desta segunda-feira, o ministro Eduardo Pazuello

O governo do Estado de São Paulo colocou no ar um site do Programa Estadual de Imunização para que os interessados em tomar a vacina façam o pré-cadastro.

Na primeira fase a inscrição está aberta para profissionais de saúde e para grupos indígenas e quilombolas.

O pré-cadastro no site vacinaja.sp.gov.br não é um agendamento, mas ajudará para evitar aglomerações, segundo o governo paulista.

Quem não fizer o pré-cadastro também poderá ser vacinado. Se estiver no grupo prioritário, a vacina está garantida com o comparecimento a qualquer posto de vacinação.

Cronograma de vacinação tem cinco etapas

O cronograma do plano estadual estabelece cinco etapas de vacinação. Na primeira fase, a previsão é que 9 milhões de pessoas sejam imunizadas, com a aplicação de 18 milhões de doses.

Vacina foi desenvolvida em parceria internacional entre o Instituto Butantan e a farmacêutica Sinovac Life Science, do grupo Sinovac Biotech.

O Ministério da Saúde informou que a vacinação nacional contra a covid-19 começará na quarta-feira, 20.

Vacinação nacional

Segundo o Ministério da Saúde, os primeiros a receber as vacinas são os idosos que vivem em asilos, indígenas e profissionais de saúde da linha de frente do combate à covid-19.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou em coletiva o início da distribuição na manhã desta segunda-feira, 18 de janeiro, como “um momento histórico para o país”.

O ministro disse que todas as vacinas serão entregues ainda nesta segunda-feira a todos os estados, “inclusive na Amazônia”. Ele anunciou que a vacinação começará às 17 horas, após a entrega a todos os estados.

A entrevista ao lado de governadores foi no centro de distribuição logística do Ministério da Saúde em Guarulhos, onde já estão as 4,5 milhões de doses produzidas no Instituto Butantan, destinadas a outros estados. Outros 1,5 milhão de vacinas ficaram no Butantan para a vacinação da população paulista.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra