close

Expectativa de normalização na entrega de veículos fica para 2023

Falta de componentes devido à pandemia afeta a produção de veículos e muda o cenário do mercado, favorecendo ações de locadoras

Veículos

As vendas financiadas de veículos em outubro de 2022 somaram 459 mil unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da B3 | Foto: Getty Images

A normalização da situação de restrição na oferta de veículos deve acontecer somente em 2023, com uma melhora mais perceptível podendo acontecer a partir do segundo semestre do ano que vem, de acordo com o diretor de relação com investidores da locadora Localiza, maior rede de aluguel de carros na América do Sul em número de agências.

O setor vem enfrentando falta de peças e componentes, como os chips, necessários para a produção dos veículos, em virtude das paradas nas fábricas durante os piores momentos da pandemia.

Saiba mais

Essa dificuldade logística tem impacto direto nas locadoras quando olhamos para a linha de custos com manutenção dos veículos, uma vez que as empresas tem adiado a renovação de sua frota.

Falta de veículos envelhece a frota das locadoras

Assim, com uma frota mais velha, as consequências são maiores gastos e despesas com os veículos. Adicionalmente, numa situação normal de mercado, uma frota mais antiga também aumentaria as despesas com depreciação, pois os preços dos veículos seminovos se distanciaria do preço dos veículos zero quilômetro.

Mas, com a falta de veículos de um modo geral, o preço médio dos seminovos tem apresentado uma forte alta, compensando esse efeito.

O Banco Safra considera muito positiva a dinâmica de resultados do setor, que tem conseguido repassar os aumentos de custos para as tarifas, minimizando os efeitos da falta de veículos. A ação ‘top pick’ no setor, para o Safra, é a Movida, com preço-alvo de R$22,50 por ação.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra