close

COP-26 divulga prévia de compromissos com o meio ambiente

Esboço do documento final divulgado neste último dia da conferência do clima busca equilibrar as demandas dos países sobre combustíveis fósseis

gases de efeito estufa

Documento tenta equilibrar demandas dos diferentes países e suavisa trecho sobre eliminação do uso de combustíveis fósseis diante da pressão de nações árabes | Foto: Getty Images

Um novo rascunho do acordo final da Cúpula do Clima (COP-26), em Glasgow, mantém o apelo para que os países estabeleçam promessas climáticas mais ambiciosas no próximo ano, mas usa uma linguagem mais branda do que o anterior.

O documento, divulgado nesta sexta-feira, 12, tenta equilibrar demandas dos diferentes países – a menção à eliminação do uso de combustíveis fósseis foi suavizada após pressão de nações árabes, grandes produtoras de petróleo.

A conferência ambiental acaba oficialmente nesta sexta, mas a expectativa é de que as negociações se estendam pelo sábado, 13. Dois dos maiores objetivos desta COP são resolver a regulamentação do mercado de carbono e o financiamento dos países ricos contra o aquecimento global – dois pontos não resolvidos desde o Acordo de Paris, pacto climático assinado em 2015.

Documento final da COP-26 suaviza compromisso com abandono de combustíveis fósseis

O documento diz que a atualização das promessas deve levar em conta “diferentes circunstâncias nacionais”, referindo-se às diferenças entre países ricos e pobres.

Isso pode apaziguar alguns países em desenvolvimento, que dizem ser injusto esperar que abandonem os combustíveis fósseis e cortem as emissões na mesma velocidade que os ricos, cujas liberações são em grande parte responsáveis ​​por causar as mudanças climáticas.

Sobre os combustíveis fósseis, a nova redação suaviza a antiga, que afirmava que o mundo deveria se comprometer a eliminar gradualmente os subsídios a essas fontes de energia, em geral. Agora, o texto fala em atacar subsídios “ineficientes” para combustíveis fósseis.

Analistas temem que isso sirva de brecha para que países mantenham parte do uso dessas fontes poluentes, e não se comprometam com uma transição energética mais abrangente. Apesar da mudança, o texto é considerado um avanço em relação às cúpulas anteriores.

Essa é a primeira vez que um documento da COP cita explicitamente os combustíveis fósseis em um acordo final. O rascunho ainda pode passar por revisões. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra