close

Apple venderá peças para conserto de iPhone em casa

Auto Service Repair fornecerá ferramentas e manuais originais para guiar usuários no reparo. Programa começa em 2022, nos EUA

Dois modelos de iPhone 13, colocados lado a lado

Primeiramente, o programa da Apple contemplará os modelos mais novos do iPhone (12 e 13) e, depois, os computadores Mac com chips M1 | Foto: Divulgação

Gigante de tecnologia, a Apple anunciou que venderá peças e ferramentas originais de forma individual para que seus clientes possam consertar um iPhone em casa.

Batizado de Auto Service Repair, a ação consiste em um programa que começará a funcionar no início de 2022, nos Estados Unidos. Posteriormente, será ampliado para outros países, segundo a empresa.

Saiba mais

O foco será nos módulos de manutenção mais comuns, incluindo tela do telefone, bateria e câmera, com opções de reparo adicionais a serem adicionadas no final do ano.

Juntamente às peças e ferramentas originais, a Apple encaminhará aos usuários manuais para o procedimento de conserto.

Primeiramente, o Auto Service Repair da Apple contemplará os modelos mais novos do iPhone (12 e 13).

Em seguida, o programa englobará os computadores Mac que rodam com os chips M1 da companhia.

Mesmo com a novidade, a Apple destacou que a novidade é “destinada a técnicos individuais com conhecimento e experiência para consertar dispositivos eletrônicos”.

Adicionalmente, a empresa disse que a maioria dos clientes ainda teria que enviar seus aparelhos a consertos profissionais.

Conhecida pelo rígido controle no reparo de iPhones e outros aparelhos, a Apple foi pressionada pelo governo dos EUA a ceder na política | Foto: Divulgação/Apple
Conhecida pelo rígido controle no reparo de iPhones e outros aparelhos, a Apple foi pressionada pelo governo dos EUA a ceder na política | Foto: Divulgação/Apple

Controle no reparo do iPhone e outros aparelhos

Fundada por Steve Jobs, a Apple é conhecida em todo o mundo por ser linha duro com reparo de seus produtos.

A companhia busca direcionar todos os serviços às unidades de Apple Store e provedores de serviços autorizados.

Só nos EUA, onde o Auto Service Repair começará, são mais de 5 mil pontos de serviço de reparo autorizados pela empresa.

Além disso, há 2.800 prestadores independentes com acesso às peças originais de iPhone, Mac e outros.

Porém, a bigtech tem sido pressionada a relaxar sua política de controle rígido.

Em julho, o governo dos Estados Unidos encorajou a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) a emitir regras que proibiam os fabricantes de eletrônicos de restringirem o uso de oficinas independentes – ou pessoas que consertam seus próprios dispositivos.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra