close

Novak Djokovic é investigado por mentir em formulário na Austrália

Tenista teria ocultado viagem à Espanha e aos Emirados Árabes Unidos feita menos de 14 dias antes de chegar à Oceania. Mentira pode dar até um ano de prisão

Novak Djokovic sorrindo com suéter azul e fundo amarelo

Contrário à obrigatoriedade da vacina contra a covid-19, Novak Djokovic quase teve o visto cancelado e por pouco não foi deportado | Foto: Reprodução/Twitter

A novela de Novak Djokovic na Austrália continua. Nesta terça-feira, 11, o jornal Daily Telegraph divulgou que as autoridades investigam uma possível mentira do tenista em um documento para entrar no país.

Conforme a reportagem, o atleta deu uma informação falsa ao ser questionado se viajou para outro país nos 14 dias antecedentes à sua chegada em solo australiano. Sendo assim, Djokovic teria assinalado “não” no documento.

Porém, segundo a publicação, Novak Djokovic teria partido para a Austrália em um voo que saiu da Espanha, em 4 de janeiro.

Nesse caso, para estar dentro das regras australianas, que vetam a entrada de viajantes que tenham estado em outros territórios duas semanas antes, o tenista teria que estar em solo espanhol desde 22 de dezembro.

No entanto, postagens nas redes sociais indicam que durante o Natal ele ainda estava em Belgrado, capital da Sérvia.

A estrela do tênis partiu da Espanha para a Austrália em um voo em 4 de janeiro, que ainda fez uma escala em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Novak Djokovic já está no complexo de tênis de Melbourne, onde será disputado o Australian Open | Foto: Reprodução/Twitter
Novak Djokovic já está no complexo de tênis de Melbourne, onde será disputado o Australian Open | Foto: Reprodução/Twitter

Se isso estiver correto, ele teria que estar na Espanha a partir de 22 de dezembro.

Caso seja confirmada, a mentira de Djokovic às autoridades da Austrália pode ser condenado a até um ano de prisão.

O formulário que Djokovic preencheu é claro quanto à punição em caso de informações falsas.

“Dar informações falsas ou enganosas é uma ofensa grave. Você também pode estar sujeito a uma penalidade civil por fornecer informações falsas ou enganosas.”

Odisseia de Novak Djokovic na Austrália

Defensor da não obrigatoriedade da vacinação contra a covid-19, o tenista número 1 do mundo foi à Austrália para disputar o Australian Open, primeiro Grand Slam de 2022.

Entretanto, ele não apresentou qualquer comprovante de imunização contra a doença. Isso é um pré-requisito para entrar no país.

Novak Djokovic, tenista sérvio com suéter preto e braço esquerdo apoiado sobre monte de malas em aeroporto
Em 4 de janeiro, Djokovic anuncia via redes sociais que estava indo para a Austrália com uma permissão especial | Foto: Reprodução/Twitter

Dessa forma, ele publicou nas redes sociais que estava indo para a Oceania com uma permissão especial para participar do torneio.

Assim que desembarcou, ele foi barrado pela imigração australiana e correu o risco de ter o visto cancelado e ser deportado.

Mas nesta segunda-feira, 11, um juiz federal concedeu a Djokovic o direito de entrar na Austrália e participar do Grand Slam.

Djokovic, inclusive, já está no complexo de tênis de Melbourne, cidade onde acontecerá a competição.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra