close

Com bom histórico operacional, Energisa é a queridinha do mercado

A empresa está diversificando seu portfólio, investindo no segmento de transmissão e expandindo seu braço de geração distribuída

Linhas de Transmissão de energia

Para o Safra, as taxas de juros mais altas podem trazer oportunidades para aquisições | Foto: Getty Images

O Banco Safra atualizou as estimativas e preços-alvo para as ações do setor de energia elétrica, com destaque para Energisa. O banco assumiu premissas mais conservadoras refletidas em taxas de desconto mais altas e, portanto, preços-alvo mais baixos para a maioria das empresas da cobertura.

As eleições podem aumentar a volatilidade geral e trazer um fluxo de notícias negativas para o setor, mas isso não deve prejudicar os fundamentos. Para o Safra, ainda haverá um pipeline movimentado para o setor em 2022, na medida em que o aumento das taxas de juros pode tirar do jogo os recém-chegados.

Saiba mais

Em relação a geradoras, a crise hídrica não é mais um problema para 2022, pois os volumes de chuva são bons e os reservatórios estão se recuperando rapidamente.

Como os custos de energia atingiram níveis elevados no ano passado, o banco avalia que poderá ocorrer problemas com as distribuidoras, pois altos aumentos de tarifas pressiona as taxas de inadimplência e as perdas.

Segundo o Safra, as transmissoras continuam a ser a melhor jogada defensiva do setor. Embora os preços não sejam baixos, um bom rendimento de dividendos e proteção podem ajudar o desempenho do segmento.

Nesse contexto, a Energisa (ENGI11) é uma das favoritas de todo o setor para 2022. A empresa tem um bom histórico operacional e é um player premium no segmento de distribuição.

Atualmente, a Energisa está diversificando seu portfólio, investindo no segmento de transmissão e expandindo seu braço de geração distribuída.

A Energisa não fez grandes movimentos em 2021 e, para o Safra, as taxas de juros mais altas podem trazer oportunidades para aquisições brownfield e greenfield, já que projetos em dificuldades podem apresentar preços atrativos.

Vale a pena investir em ENGI11?

  • A empresa possui uma das melhores gestões da categoria;
  • Histórico de crescimento (a base de clientes cresceu mais de 30x);
  • Conhecimento para fornecer bons resultados no processo de recuperação dos ativos do Grupo Rede e da Eletrobras.

Quais os riscos ao investir em ENGI11?

  • Diferimentos em reajustes tarifários;
  • Crescimento de volume abaixo do esperado;
  • Menores preços de energia de longo prazo; e
  • Capex acima dos projetos em construção.

Sobre a Energisa (ENGI11)

O Grupo Energisa  é o quinto maior grupo distribuidor de energia do país em energia distribuída, atendendo nesse segmento de atuação aproximadamente 7,7 milhões de consumidores em 11 estados brasileiros (após as aquisições da Ceron e Eletroacre) – cobrindo o equivalente a 10% da população do Brasil.

A Energisa controla atualmente 11 distribuidoras localizadas nos Estados de Minas Gerais, Sergipe, Paraíba, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná, Acre e Rondônia, com uma área de concessão que atinge 2.034 mil Km2, equivalentes a 24% do território nacional (Fonte: IBGE, julho de 2016).

As atividades da ENGI11 também incluem ativos em transmissão de energia. Também atua nas atividades de serviços de comercialização de energia, prestação de serviços diversos relacionados à construção, operação e manutenção de ativos elétricos entre outras atividades correlacionadas ao setor elétrico.

Listada na B3, a Energisa tem suas ações negociadas sob o tciker ENGI11. 

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra