close

Sistema financeiro garantiu atividade econômica na pandemia

Bancos irrigaram a economia com forte expansão da carteira de crédito na pandemia, especialmente com recursos destinados às famílias

crédito

Em 202o e 2021, o crédito funcionou como muro de contenção para a preservação da atividade econômica | Foto: Getty Images

“O setor financeiro foi fundamental para manter a economia funcionando, mantendo negócios e salvando milhares de empregos em todo o país”, afirma Isaac Sidney, presidente da Febraban. Ele se refere aos períodos mais agudos da pandemia, entre 2020 e 2021.

Sidney destaca os números recordes de concessão de crédito e renegociação de dívidas, e lembra que o sistema financeiro tornou viável o pagamento do auxílio emergencial a 14 milhões de cidadãos brasileiros que não tinham atendimento bancário, que muitas vezes não sabiam nem sequer baixar um aplicativo e desconheciam o funcionamento das contas digitais.

Saiba mais

“Em 2021, assim como em 2020, o crédito funcionou como muro de contenção para a preservação da atividade econômica, e os bancos irrigaram a economia com forte expansão da carteira de crédito, especialmente nos recursos destinados às famílias”, acrescenta o executivo.

O surgimento do PIX, a nova modalidade de transferências de valores por meios eletrônicos, no final de 2020, também facilitou a vida de milhões de correntistas, empresários e comerciantes, apresentando um importante resultado em termos de inclusão social.

O País tem, atualmente, mais de 400 milhões de chaves de PIX cadastradas, que movimentaram, só em janeiro de 2022, quase R$ 640 bilhões, por meio de 1,3 bilhão de transações eletrônicas.

Sistema financeiro ganha ainda mais importância em tempos de crise

No atual cenário, de piora da economia por causa da crise geopolítica na Ucrânia, o presidente da Febraban acredita que o crédito bancário se torna novamente importante na contenção da piora da conjuntura econômica.

Ele admite, porém, uma maior acomodação do ritmo de crescimento das carteiras, refletindo a expectativa de um ano mais difícil, com baixo crescimento econômico, continuidade das pressões inflacionárias e taxa de juros em patamar elevado até o final do ano.

Números do setor

• Os bancos mobilizam meio milhão de funcionários dedicados diariamente aos clientes
• O sistema financeiro garante segurança e solidez a 164 milhões de brasileiros que confiam diariamente sua poupança, seus investimentos e seus negócios aos bancos
• Os bancos estão presente em todas as regiões do país, com 19 mil agências, 164 mil caixas eletrônicos, 12 mil postos de atendimento e 220 mil correspondentes bancários

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra