close

Fotógrafo brasileiro ganha prêmio mundial de fotojornalismo

Com trabalho sobre a Amazônia, Lalo de Almeida, da Folha de S. Paulo, vence o World Press Photo, mais importante premiação de fotojornalismo do mundo

Lalo de Almeida

Trabalho mostra desafios para manter a floresta em pé, abordando o desmatamento, garimpo ilegal e comunidades quilombolas | Foto: Lalo de Almeida/World Press Photo

O fotojornalista da Lalo de Almeida, 52, da Folha de S. Paulo, venceu o prêmio mundial de longa duração do World Press Photo, a mais prestigiosa premiação de fotojornalismo do mundo. O trabalho do fotógrafo brasileiro documenta a ocupação amazônica e o seu impacto na floresta e nos habitantes da região. “É um prêmio que reconhece um período muito longo de trabalho. É como se reconhecesse a própria carreira, o que eu fiz nos últimos dez anos”, disse o fotógrafo ao receber a notícia, informou a Folha de S. Paulo.

As imagens premiadas estão disponíveis no site do World Press Photo.

O trabalho, iniciado em 2012 e concluído no ano passado reúne uma sequência de 30 fotografias. Vinte e cinco delas foram feitas exclusivamente para a Folha e boa parte delas foi publicada na série Amazônia sob Bolsonaro.

As reportagens da série começaram a ser publicadas em 2020 e contam os desafios para manter a floresta em pé, abordando temas como desmatamento, garimpo ilegal e comunidades quilombolas.

A maior parte do trabalho foi feita em parceria com os jornalistas Fabiano Maisonnave e Marcelo Leite e contou com o financiamento de Rainforest Foundation Norway e Climate Home News.

Fotógrafo brasileiro Lalo de Almeida vai continuar fotografando a Amazônia

Segundo o fotógrafo, o prêmio ajudará a levar os problemas da Amazônia ao conhecimento de um público global.

Segundo Lalo, o projeto Distopia Amazônica não tem data para acabar. “Vou continuar fotografando a Amazônia enquanto eu tiver energia.”

A cerimônia de premiação do World Press Photo está marcada para os dias 11 e 14 de maio, em Amsterdã, na Holanda. Na sequência, os trabalhos vencedores nas quatro categorias —longa duração, grande foto, história e formato aberto— deverão ser expostos em vários países.

Lalo tem colecionado premiações. No ano passado, ele venceu a categoria meio ambiente do World Press Photo com um trabalho sobre o Pantanal.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra