close

Ibovespa fecha em queda com preocupações sobre risco fiscal no Brasil

Índice recuou 0,96% e fechou aos 99.621 pontos, afetado pelo exterior e pela pressão das empresas ligadas às commodities

Mercado financeiro

Internamente, o temor dos investidores é de que o governo ultrapasse o teto de gastos neste ano com a PEC dos combustíveis | Foto: Getty Images

O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, acelerou a queda e perdeu os 100 mil pontos nesta quarta-feira. O índice fechou em queda de 0,96%, aos 99.621 pontos, depois de oscilar entre 99.218 e 101.313 pontos. O volume financeiro ficou em R$ 19,76 bilhões.

O Ibovespa também foi afetado pelo exterior e pelas ações de empresas ligadas às commodities. Os índices americanos fecharam sem direção definida esta sessão. Dow Jones subiu levemente 0,27%, já o S&P 500 recuou 0,11% e Nasdaq se desvalorizou 0,03%.

Saiba mais

O temor de que o governo ultrapasse o teto de gastos neste ano com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos combustíveis limitaram o desempenho do Ibovespa. Já as ações ligadas às commodities, que sustentavam o índice no terreno positivo, passaram a cair com força e pesaram na Bolsa.

A Vale fechou em queda de 0,83% e os papéis da Petrobras caíram mais de 1%: PETR4 se desvalorizou 1,34% e PETR3, 1,82%.  

Nesta manhã, o senador e relator Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) apresentou o relatório final da PEC dos Combustíveis, que incluiu a ampliação de benefícios sociais às vésperas da eleição de outubro.

Na última sexta-feira, Bezerra Coelho estimou que o pacote de benefícios sociais da PEC deve ter impacto fiscal de R$ 34,8 bilhões fora do teto de gastos, a regra que limita o crescimento das despesas à variação da inflação.

Dados dos Estados Unidos pesaram no Ibovespa

No cenário externo, os investidores monitoram as medidas dos governos para conter a inflação. Nesta quarta-feira, o governo americano divulgou o Produto Interno Bruto (PIB).

A economia americana recuou 1,6% no primeiro trimestre deste ano. A expectativa do mercado era de uma contração de 1,5%.

O resultado também ficou quase em linha com a retração registrada nos últimos três meses de 2021, de -1,5%.

“A atualização reflete principalmente uma revisão para baixo nas despesas de consumo pessoal (PCE) que foi parcialmente compensada por uma revisão para cima no investimento em estoque privado”, explicou o Bureau de Análises Econômicas (BEA, na sigla em inglês).

A queda do PIB dos Estados Unidos em linha com a expectativa se une a outros indícios de que o país pode entrar em recessão (dois trimestres consecutivos de queda no Produto Interno Bruto).

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, disse nesta quarta-feira, 29, que a autoridade monetária não pode assumir que as expectativas de inflação permanecerão indefinidamente ancoradas nos Estados Unidos.

Segundo ele, se houver aumento desenfreado dessas métricas, o Fed “ficará atrás da curva”. (Com AE)

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra