close

Brasil compra 10 milhões de doses da vacina Sputnik V

País vai receber 400 mil doses até fim de abril, 2 milhões no fim de maio e 7,6 milhões em junho, informou o Ministério da Saúde

sputnik

Anvisa informou que aguarda dados de segurança e eficácia da Sputnik V, além do pedido da União Química | Foto: Getty Images

O governo brasileiro comprou 10 milhões de doses da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia, e distribuída no Brasil pela União Química.

O Ministério da Saúde assinou nesta sexta-feira, 12, e o país deve receber 400 mil doses até o fim de abril, 2 milhões no fim de maio e 7,6 milhões em junho.

O ministério informou que só fará o pagamento pelas doses após a vacina receber autorização emergencial de uso ou registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Sputnik V aguarda autorização da Anvisa

A autorização para a compra da vacina já havia sido publicada em 20 de fevereiro e o pagamento de R$ 693,6 milhões foi empenhado. Cada dose custou cerca de US$ 12.

A Anvisa informou que aguarda dados de segurança e eficácia da Sputnik V, além do pedido da União Química para começar a análise de uso da vacina. A eficácia do imunizante é de 91,6%, segundo dados publicados na revista científica “The Lancet”.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra