close

Barco autônomo vai cruzar oceano sem tripulantes

Movida a energia solar e guiada por inteligência artificial, embarcação reunirá dados científicos para estudos sobre o oceano

O Mayflower partirá de Plymouth, Inglaterra e chegará a Plymouth, Massachusetts, cerca de 5 mil km e duas semanas depois Foto: Divulgação

Uma versão moderna e autônoma do histórico navio Mayflower, de 1620, parte no dia 19 de abril para sua viagem inaugural através do Atlântico.

O Mayflower Autonomous Ship (MAS) partirá de Plymouth, Inglaterra e chegará a Plymouth, Massachusetts, cerca de 5.000 km e duas semanas depois.

O navio original, que transportava 102 passageiros, levou 10 semanas para chegar ao seu destino no outono de 1620.

Em 1620, o Mayflower levou dez semanas para cruzar o Atlântico | Foto: Getty Images

Navio original levou peregrinos

A nova versão fará o mesmo caminho, mas não transportará passageiros humanos e nem tripulação.

Quando partiram de Plymouth, Inglaterra, em 16 de setembro de 1620, os passageiros eram peregrinos que fugiam de perseguição religiosa e buscavam vida nova na América.

Pouco mais de 400 anos depois, o MAS reunirá dados científicos sobre o oceano, alimentados por um sistema de inteligência artificial e energia solar.

Embarcação pesa cinco toneladas

A moderna embarcação foi construída em uma parceria entre a Universidade de Plymouth, do Reino Unido, a empresa de tecnologia IBM e a instituição de caridade pública Promare, que promove a pesquisa e a exploração marinha em todo o mundo.

Construído na Polônia, o navio de 5 toneladas e 50 pés de comprimento incorpora muitas características avançadas de arquitetura marinha, todas projetadas para suportar o estresse de viagens prolongadas no mar.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra