close

Como calcular sua própria emissão de carbono

Ferramenta gratuita do Idec ajuda a estimar o volume, em toneladas, de CO2 que são emitidos por uma pessoa no ano

Homem de roupa de trabalho andando na faixa de pedestre com bike ao lado

Sistema faz perguntas simples como qual transporte é utilizado para ir ao trabalho e como é a dieta da pessoa | Foto: Getty Images

Com a sustentabilidade no centro das atenções, temas como as emissões de carbono tomaram conta do mundo empresarial. No entanto, essa questão envolvendo o CO2 (símbolo do carbono) também está inserida no dia a dia das pessoas, sem que elas percebam.

A chamada “pegada de carbono” é o rastro que todos deixam com base em seu consumo diário de alimentos, roupas e transporte, por exemplo.

Por isso, casa vez mais o consumo consciente tem dado a tônica nos debates sobre o papel que cada um tem na construção da sustentabilidade.

Para ajudar as pessoas a consumir de forma mais consciente, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) criou uma calculadora que ajuda a estimar as emissões individuais de carbono. A ferramenta é gratuita.

Descobrindo as próprias emissões de carbono

A ferramenta do Idec é instintiva e de fácil uso para que qualquer pessoa estime o volume de emissões próprias de carbono.

O sistema faz perguntas simples à pessoa como qual transporte é utilizado no dia a dia, quantas viagens de avião fez no último ano e como é composta a dieta.

Exemplo de resultado da calculadora de emissões de carbono | Foto: Reprodução

A partir das respostas, a calculadora estima quantas toneladas de CO2 por ano são emitidas pela pessoa.

Nos resultados, são dadas referências para que cada um tenha melhor dimensão do quanto emite de carbono pelos próprios hábitos. A ferramenta também traz dicas de como reduzir as emissões.

O acesso à calculadora sustentável do Idec pode ser feito por este link.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra