close

Investimentos defensivos foram destaque em 2020

Bolsa chegou a liderar investimentos, mas fechou ano com ganho modesto ante ativos vistos como portos seguros

Sede da B3

Boas notícias dos Estados Unidos e Europa animaram o humor dos investidores e bolsa recuperou as perdas causadas pela pandemia/ Foto: Divulgação

Por quatro vezes seguidas, a Bolsa brasileira ficou entre os melhores investimentos do ano de 2020. Desta vez, porém, a sequência de resultados expressivos foi interrompida. Ainda assim, o modesto ganho em 2020 não deve decepcionar os investidores.

Isso porque poucos imaginavam que as perdas registradas no auge da crise do coronavírus seriam apagadas de maneira tão rápida: o Ibovespa, principal índice de ações do país, já subiu 87% desde que fechou a 63,6 mil pontos em março. Com isso, a alta no ano foi de 2,9%.

Apesar da pandemia, alguns setores terminaram o ano com fortes ganhos. Exemplos são as ações da Vale e da Suzano, na exportação de commodities, e Magazine Luiza e Via Varejo, no comércio online.

Confira a classificação dos investimentos nos últimos seis anos na Central de Conteúdo do Banco Safra.

No entanto, em um ambiente de incerteza elevada, as maiores valorizações no ano vieram dos ativos que são considerados um porto seguro.

Contra o real, o euro ganhou 41% e o dólar 29%. O ouro, por sua vez, subiu 23%, sem contar o efeito cambial.

Na renda variável, 2020 registrou forte desempenho no mercado de ações dos Estados Unidos, onde os papéis de empresas como Tesla, Apple e Amazon lideraram os ganhos.

A alta do S&P 500, índice mais abrangente de grandes companhias americanas, ficou em cerca de 15% no ano. Já o Nasdaq, que reflete o setor de tecnologia, avançou mais de 40%.

Na renda fixa, as debêntures indexadas ao IPCA chamaram atenção, graças à melhora do mercado de crédito durante o ano, assim como da maior demanda por proteção contra a inflação. Nesse grupo estão as debêntures de infraestrutura, que contam com isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas.

No mercado de títulos públicos, houve maior volatilidade nos papéis mais longos indexados à inflação, diante da incerteza em relação às contas públicas. Mas o alívio nas últimas semanas garantiu um resultado positivo no ano.

Já o CDI, referência dos investimentos mais conservadores, ficou bem abaixo da inflação. O retorno inferior a 3% em 2020 não irá recompor o avanço do IPCA no período, que deve ser de mais de 4%.

Isso reforça a importância da diversificação dos investimentos não apenas para aqueles que buscam grandes retornos, mas também para quem pretende preservar o seu poder de compra.

E, como indica o ‘revezamento’ ao longo do tempo dos ativos nas posições da tabela, essa distribuição pode ser otimizada ao incluir, além das classes de ativos, diferentes prazos de investimento e regiões geográficas.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra