close

Bicicletas e patinetes entram nos testes de seguros

Nova edição promovida pela Superintendência de Seguros Privados amplia leque de produtos a serem testados em ambiente controlado

Mulher andando de patinete elétrico em rua, alusivo ao produto permitido pelo sandbox da Susep

Susep permitirá que sejam desenvolvidos projetos de cobertura de responsabilidade civil objetiva, com foco na mobilidade urbana | Foto: Getty Images

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) publicou nesta segunda-feira, 26, o edital para a segunda edição de seu sandbox regulatório, que vai selecionar até 15 empresas.

Desta vez, a entidade ampliou o leque de produtos que podem ser testados. Entre eles estão automóveis, bicicletas, patinetes e similares.

Iniciativa mais difundida no mercado financeiro, o sandbox regulatório é um ambiente onde é possível desenvolver e testar produtos e soluções antes de serem oficialmente lançadas.

Sendo assim, o sandbox da Susep permitirá que sejam desenvolvidos projetos de cobertura de responsabilidade civil objetiva (que é o caso de autos, bikes e patinetes), seguros patrimoniais, entre outros.

As inscrições ficarão abertas de 30 de agosto a 9 de setembro, com resultados divulgados até 24 de outubro (veja no site oficial).

Resultados do 1º sandbox da Susep

A primeira edição do sandbox da Susep selecionou 11 projetos, dos quais quatro estão em operação.

Segundo a Susep, entre os resultados percebidos do primeiro edital estão:

  • Oferta de novos produtos e coberturas;
  • Contratação e cancelamento simplificados;
  • Aplicação de inteligência artificial na regulação de sinistros e pagamento de indenização;
  • Jornadas totalmente digitais e contratos com linguagem fácil para o consumidor.

As empresas selecionadas nesta segunda etapa poderão atuar por 36 meses com regras mais flexíveis para projetos inovadores e tecnológicos, focados na experiência do consumidor. (Com AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra