close

Imagens de fuga de afegãos no aeroporto de Cabul chocam o mundo

Retirada de americanos do Afeganistão provoca tumulto após o Taleban tomar o poder, com fuga em massa da população e invasão de aeroporto

Cenas de Cabul

Vídeo publicado nas redes sociais pelo jornal The New York Times mostra a correria da multidão no aeroporto | Foto: Reprodução

Após o Taleban reassumir o controle do Afeganistão, cenas trágicas marcaram o dia de hoje no aeroporto de Cabul. pelo menos dez pessoas morreram no tumulto quando uma multidão tentava embarcar em aviões para deixar o país.

Centenas de pessoas invadiram a pista de decolagem e pessoas se penduraram em aeronaves em movimento, mostram vídeos em redes sociais. Algumas pessoas continuaram dependuradas nos aviões e imagens mostraram algumas caindo do avião em pleno voo.

Por causa do tumulto, os EUA interromperam os voos de retirada de pessoas de Cabul, capital do Afeganistão, segundo uma autoridade americana à agência de notícias Reuters.

O vice-conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jon Finer, afirmou que o país vai se concentrar em proteger o aeroporto e enviar forças adicionais ao local. O tumulto no aeroporto internacional de Cabul causou o cancelamento de todos os voos comerciais.

“Cenas são terríveis”, disse o presidente dos Estados Unidos Joe Biden, em discurso no qual justificou a retirada militar do Afeganistão. Ele garantiu que todos os americanos que estão no país serão retirados.

Invasão de aeroporto obrigou os Estados Unidos a suspenderem temporariamente a retirada de americanos do país | Foto: Reprodução

EUA e Taleban negociaram retirada americana no aeroporto de Cabul

De acordo com um fonte militar ouvida pela Associated Press, os EUA e o Taleban entraram em acordo para garantir a operação de retirada americana do aeroporto de Cabul sem interferência do grupo insurgente.

O acordo foi firmado em um encontro entre o general Frank McKenzie e líderes do Taleban em Doha, no Catar, no domingo. As duas partes concordaram com a operação de retirada pode continuar sem interferência do novo governo.

Ainda segundo o militar, McKenzie teria dito aos rebeldes que não interferissem na operação e que as Forças Armadas dos EUA usariam de força para defender o aeroporto, se fosse preciso.

De acordo com um repórter do canal de notícias afegão TOLOnews, três pessoas morreram após se esconderem em uma das rodas e na asa de um avião e caírem em telhados de casas.

Vídeo publicado nas redes sociais pelo jornal The New York Times mostra a correria da multidão para chegar à pista do aeroporto e o momento em que um avião que se prepara para decolar fica cercado de pessoas tentando fugir do país.

Pessoas agarradas em avião caem após decolagem

O jornal americano The Wall Street Journal afirma que três foram mortas a tiros. A agência de notícias Reuters cita relatos de testemunhas de que cinco pessoas foram mortas.

As pessoas estão tentando deixar o país após o Taleban tomar a capital Cabul e voltar ao poder depois de 20 anos. O presidente fugiu do Afeganistão e o palácio presidencial foi tomado no domingo, 15.

Os voos comerciais foram cancelados, e apenas viagens militares estão autorizadas. Durante o tumulto, tropas dos EUA, que estavam no aeroporto para ajudar os cidadãos americanos a embarcarem, atiraram para o alto. “A multidão estava fora de controle”, afirmou um oficial à Reuters. “O disparo foi feito apenas para neutralizar o caos.”

Entre domingo e segunda, voos comerciais foram suspensos e grandes companhias aéreas, entre elas a Emirates e a United Airlines, anunciaram que, por enquanto, vão evitar o espaço aéreo afegão.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra duas pessoas caindo de um avião militar norte-americano C-17 que acabava de decolar do aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão.

Milhares de pessoas, tanto afegãos quanto estrangeiros que buscavam deixar o país, tomaram a pista do aeroporto desde domingo. Eles tentavam escapar do grupo que voltou ao poder em uma ofensiva relâmpago de dez dias, após quase duas décadas de intervenção norte-americana.

Os Estados Unidos e mais 60 países emitiram um comunicado conjunto neste domingo, 15, pedindo que cidadãos afegãos e estrangeiros tenham permissão para deixar o país se assim desejarem.

O Brasil não está entre as nações signatárias do documento. A lista inclui, entre outros países, França, Alemanha, Reino Unido, Portugal, Canadá, Japão, Coreia do Sul e Catar. Entre os governos sul-americanos, Chile, Colômbia, Paraguai e Guiana assinam o texto.

Nesta segunda-feira, 16, um dos porta-vozes do Taleban disse à Reuters que ainda é cedo para afirmar como o grupo vai governar o Afeganistão. “Nós queremos que todas as forças estrangeiras deixem o país antes de começarmos a reestruturar a governança.”

O encarregado russo para o Afeganistão, Zamir Kabulov, afirmou nesta segunda que o embaixador de seu país em Cabul se reunirá na terça-feira, 17, com os taleban e que a Rússia decidirá se reconhece ou não o governo do Taleban de acordo com suas “ações”.

“Nosso embaixador está em contato com líderes taleban e amanhã se reunirá com o coordenador do Taleban”, disse Kabulov à rádio Ekho Moskvy. “O reconhecimento ou não dependerá das ações do novo regime.”

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra