Ação da Locaweb tem preço-alvo reduzido após queda de margens
Riscos de execução, evidenciados pela redução da margem Ebitda no 1º trimestre, motivaram reavaliação do Safra para o papel LWSA3
08/06/2022A Locaweb (LWSA3) reportou uma redução da margem Ebitda em 10 pontos percentuais no primeiro trimestre deste ano, evidenciando riscos de execução das operações da empresa.
Com isso, o Banco Safra divulgou relatório de atualização das premissas para investir no papel LWSA3. A recomendação de compra foi mantida, porém, o preço-alvo (potencial) para este ano foi reduzido de R$ 21 para R$ 10.
Saiba mais
- As ações com maior potencial de alta no fim do ciclo de aperto dos juros
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
- Como operar na bolsa de valores com a solidez da Safra Corretora
Conforme o Safra, os números para a empresa foram revisados com olhos no curto médio prazo. Porém, a instituição considera o momento atual como ideal para um ponto de entrada para o longo prazo.
Isso porque a Locaweb ainda é um negócio com um longo caminho de crescimento pela frente no setor de comércio eletrônico, onde suas melhores margens estão.
De acordo com a nova avaliação, os resultados recentes foram atingidos pela integração de aquisições e pressões sobre despesas de marketing.
Embora o banco não espere mais a deterioração de margem da magnitude observada no primeiro trimestre, a instituição dificilmente vê a empresa atingindo as margens de 2021 (de 17,9%) num futuro próximo.
Esse cenário negativo levou o Safra a fazer mais uma significativa redução na projeção de margens da Locaweb (em 7,4 pontos percentuais, para 16% em 2022). No longo prazo, o banco diminuiu a projeção em 1,4 ponto percentual (para 34,6%).
Outros destaques financeiros do relatório do Safra sobre a Locaweb podem ser conferidos por este link.
Vale a pena investir em LWSA?
- Domínio em um segmento fragmentado;
- Oportunidade de penetração em um mercado amplo;
- Modelo de negócio com forte fluxo de receitas recorrentes a partir de uma base diversificada de clientes;
- Portfólio extenso de produtos gera oportunidades de cross-selling e up-selling;
- Capacidade de aumentar base de clientes na plataforma Tray, bem como potencial de expandir a receita média por usuário;
- Relação atrativa entre valor do usuário ao longo do tempo e seu custo de aquisição;
- Divisão voltada ao e-commerce deve mostrar tendência de crescimento no longo prazo, com o avanço das vendas online no Brasil;
- Fusões e aquisições devem ser uma fonte adicional de criação de valor.
Quais são os principais riscos de LWSA3?
- Eventual deterioração na capacidade de reter clientes;
- Ambiente competitivo acirrado, com fortes concorrentes;
- Dependência de constante inovação;
- Força do modelo de marketplace pode reduzir demanda por sites próprios;
- Estratégia de M&A pode não atender expectativas.
Sobre a Locaweb (LWSA3)
A Locaweb é a maior provedora de serviços de hospedagem e infraestrutura de internet da América do Sul, e também líder no Brasil. A empresa foi fundada em 1997 pelos primos Gilberto Mautner e Claudio Gora, com o intuito de hospedar apenas sites, em um único data room, nos Estados Unidos.
Em 1998, com o início do boom da internet, a empresa expandiu seus negócios por meio de uma rede de parceiros para o desenvolvimento de sites para empresas, dando origem ao Locaweb Pro. Em 1999, a empresa migrou seus servidores para o Brasil, utilizando uma estrutura mais robusta. Em pouco tempo, a empresa construiu o maior data center da América Latina.
Em 2010, o fundo de investimentos Silver Lake Sumeru, um dos maiores do mundo, comprou 20% do capital da empresa, em seu primeiro investimento na América Latina. A entrada representou um selo de aprovação para a empresa, que expandiu sua atuação por meio de novos negócios. O fundo deixou a base de acionistas da Locaweb na oferta inicial de ações em fevereiro de 2020.
Em 2012, com o objetivo de fomentar o crescimento em áreas de negócios com alto potencial de expansão, a Locaweb adquiriu 51% da Tray, plataforma com soluções que abrangem toda a cadeia do e-commerce, com ferramentas tecnológicas, publicidade online e soluções de pagamento.
Pouco tempo depois, a Locaweb adquiriu o restante do patrimônio da empresa.
Atualmente, os principais acionistas da empresa são os fundadores da Locaweb, no total com 34% das ações, seguidos pelo fundo GIC, JP Morgan Chase e BlackRock.