As incertezas no negócio entre Carrefour e Grupo Big
Em análise, Banco Safra pondera que o negócio, embora seja positivo, pode gerar concentração em hipermercados em São Paulo
25/03/2021Após a notícia que surpreendeu o mercado, o Banco Safra divulgou nesta quinta-feira, 25, um relatório sobre o quanto a compra do Grupo Big pode afetar as ações do Carrefour (CRFB3).
O acordo de compra, que totaliza R$ 7,5 bilhões, está sob análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Atualmente, a recomendação do Safra para os papéis é “neutra” com preço-alvo (potencial) de R$ 27.
Segundo o banco, embora a administração do Carrefour demonstre confiança no negócio, há um temor de que a compra do Big “leve a alguma concentração em hipermercados em São Paulo”.
Isso acaba por gerar incertezas para o futuro do negócio e, consequentemente, para o futuro das ações do Carrefour.
Benefícios do negócio
Na visão do Banco Safra, a negociação com o Grupo Big ajudará na diversificação geográfica de atuação do Carrefour.
A expansão deve gerar boa posição para liderar o crescimento do varejo alimentar online no Brasil.
As operações do Big adicionarão 387 novas lojas ao portfólio, passando de 489 lojas (68% no Sudeste) para 876 lojas (45% no Sudeste), incluindo um acordo para operar a bandeira Sam’s Club do Walmart no Brasil.
A análise detalhada do Safra sobre o impacto da aquisição do Big para as ações do Carrefour pode ser conferida neste link.
Sobre o Grupo Carrefour Brasil
Há mais de 40 anos, o Grupo Carrefour Brasil tem sido pioneiro no varejo brasileiro, com presença diária nas vidas de milhões de consumidores através de sua ampla rede de lojas e um desafio constante para melhorar a qualidade dos alimentos oferecidos a preços acessíveis.
No país, o Grupo Carrefour Brasil é o líder do varejo de produtos alimentares.
Com atuação pautada por estar em muitos locais e multiformatos, atende bem às necessidades e à evolução dos hábitos de compra dos consumidores.
Em 2018 foram contabilizados mais de 660 pontos de venda, sendo 270 pontos de venda abrangendo os formatos com a bandeira Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado) e Carrefour Express (varejo de proximidade).
No segmento de Atacado, com presença nacional, contam com 166 lojas Atacadão e 27 de atacado de entrega.