Adegas: como escolher a melhor para o seu vinho
Modelos portáteis atendem melhor aos consumidores e preservam a bebida com mais eficácia que geladeiras. Veja como escolher e usar
08/09/2021Adegas portáteis são as mais recomendadas para consumidores de vinho. Isso porque, ainda que se tenha espaço sobrando em casa, criar um ambiente para mais de cem rótulos vai exigir o gerenciamento do lugar, como a troca constante de posição de garrafas, verificação diária da temperatura, limpeza e manutenção de acordo com o que estiver guardando.
De muitos tamanhos e capacidades, adegas climatizadas têm muitas vantagens em relação a armários e geladeiras. A começar por garantir o controle exato da temperatura de uma garrafa, por muito tempo, se for de boa qualidade. Mas também pela ausência da trepidação, que influencia vinhos mais delicados, como os espumantes.
Grandes vinhos guardados para ocasiões especiais podem perder suas características e até mesmo estragarem se não forem bem guardados. A geladeira fornece normalmente a temperatura média de todo o seu interior. Que pode ser mais alta ou mais baixa na prateleira ou nicho em que a garrafa estiver guardada.
Adegas devem ser proporcionais aos ambientes que ocupam. Isso porque é preciso garantir a distância de no mínimo 10 centímetros em relação a outros móveis e equipamentos do ambiente, a fim de não comprometer o desempenho prometido pelo fabricante.
A outra vantagem do eletrodoméstico é a possibilidade de guardar os vinhos em posição horizontal. Deitados, os vinhos podem ter suas qualidades mantidas mesmo depois de abertos. O segredo aqui é manter o contato com a rolha do que resta da bebida, para que a oxidação seja a mesma do processo de antes de sua abertura.
Na escolha de adegas portáteis, especialistas recomendam
Prefira o sistema tradicional, com compressor, ao e-freeze, que não se adapta bem a climas com altas temperaturas, as do nosso verão.
Opte por modelos de marcas de eletrodomésticos reconhecidas pelo mercado.
Dê preferência a adegas com prateleiras reguláveis para comportar garrafas de diferentes tamanhos, com controles independentes, porque nem toda bebida deve ser armazenada na mesma temperatura.
Se a adega tiver uma porta de vidro, o ideal é que seja de vidro escuro com proteção UV.
Alarmes indicando a porta deixada aberta evitam surpresas e desperdício de energia.
Cuidado com as fontes de luz e calor. Evite colocar sua adega climatizada de frente para uma janela ensolarada, por exemplo. Isso vai comprometer seu bom funcionamento.
Fontes: Associação Brasileira dos Sommelliers de São Paulo, Wine