Agrishow promove Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
No Agrishow 2023, o agronegócio brasileiro apresenta iniciativas para atender aos ODS, especialmente no combate à fome no planeta
28/04/2023O Brasil se comprometeu a atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU até 2030. No Agrishow 2023, o agronegócio brasileiro apresenta diversas iniciativas para atender aos ODS, não só do ponto de vista ambiental, como também na promoção de uma sociedade justa, segundo os organizadores.
Um dos grandes desafios do Brasil nos últimos anos têm sido a fome e a insegurança alimentar, principalmente após a pandemia. Em 2014, o país havia saído do Mapa da Fome da ONU. Mas, em 2022, o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 apontou que 33,1 milhões de pessoas vivem em situação de fome, e, 58,7% da população brasileira convive com insegurança alimentar em algum grau. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover uma agricultura sustentável são fundamentos essenciais nos objetivos da ONU. Isso vem de encontro com o trabalho promovido pela Agrishow, maior feira do Brasil no setor do agronegócio.
Saiba mais
- Brasil tem potencial para garantir 43% do mercado global de créditos de carbono
- Arcelor busca certificar todas as unidades no país com padrão ESG até 2024
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
O Agrishow Digital, canal de informações do evento, oferece informações à comunidade do agronegócio para estimular a produção sustentável, em volumes capazes de prover alimentos de qualidade para a população. As publicações explicam os cuidados sobre preservação e manejo, apoiam a produção sustentável e propõem reflexões sobre uso de tecnologias e ações que podem ser adotadas para preservar o meio ambiente.
Em 2021, a iniciativa Agrishow Experience buscou ampliar a igualdade e o espaço das mulheres num ambiente com predominância masculina. No ano seguinte, o projeto foi um sucesso na feira física appos a pandemia, contando com uma estrutura que promoveu encontros e networking entre as mulheres do agro. As conversas e entrevistas sobre a importância das mulheres nesse setor foram transmitidas da feira para as redes sociais. A iniciativa se enquadra com a ODS 5 – igualdade de gênero, que tem por objetivo promover a igualdade de gênero e empoderar as mulheres.
A industrialização sustentável também faz parte dos ODS, sendo um dos pilares da Agrishow. Todos os anos, em parceria com expositores, a feira apresenta as principais tecnologias e novidades do mercado: máquinas e ferramentas que facilitam a vida dos produtores, com forte apoio sustentabilidade.
O “Agrishow Labs”, uma iniciativa para fomento do ecossistema de inovação agrícola, permite conexão entre produtores rurais e soluções desenvolvidas por startups. Em 2022, 11 apresentações destacaram a inovação na agricultura e como essas inovações podem contribuir para uma produção mais sustentável.
Em 2023, o Agrishow Labs chega em novo formato: uma arena com diversas startups apresentando suas soluções diretamente aos visitantes durante a feira. A estrutura contará também com palco e telão para as finalistas do Prêmio Agrishow de Startups vão apresentar suas iniciativas e serão avaliados pela banca julgadora.
As equipes que trabalham no evento são formadas por moradores da região. Cerca de 5 mil empregos são gerados para as áreas de limpeza, segurança, montagem, desmontagem, e, a própria organização do evento. De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, a última edição da Agrishow gerou R$ 400 milhões à economia de Ribeirão Preto com movimentação turística.
A Agrishow também entende os impactos que traz para a cidade de Ribeirão Preto durante o evento, e por isso, mantém uma parceria com a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, como forma de fomentar e divulgar os produtos locais.
Em 2023, a feira contará com três praças de alimentação e expansão para maior presença de negócios locais, que proporcionarão uma variedade maior de alimentos. Um projeto de mobilidade interna vai diminuir o trânsito no entorno do parque de exposições durante a realização do evento. Os estacionamentos foram redesenhados, separando expositores, prestadores de serviços e visitantes em bolsões distintos. Um sistema de acesso a eles no modelo de circuito foi implementado e pontos de estacionamentos alternativos espalhados pela cidade.
A Agrishow contará com duas linhas de ônibus dedicadas, estimulando o uso do transporte coletivo para reduzir o trânsito e a emissão de CO2.
Safra adere a Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável
O Banco Safra aderiu ao Pacto em 2021 e, desde então, está comprometido a seguir os 10 princípios, além de trabalhar em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.