Agronegócio impulsiona movimento recorde no Porto de Santos até maio
Autoridade portuária informou o volume de 66,5 milhões de toneladas movimentadas, alta de 5,5% ante os cinco primeiros meses de 2021
29/06/2022O Porto de Santos informou o movimento de 66,5 milhões de toneladas nos cinco primeiros meses de 2022, uma alta de 5,5% na comparação anual. Os resultados do período refletem o bom desempenho do agronegócio brasileiro, segundo comunicado da Santos Port Authority (SPA).
Os embarques de milho cresceram 134%, atingindo 1,5 milhão de toneladas. De soja em grãos a granel a movimentação aumentou 21,8 milhões de toneladas, alta de 10% na comparação anual. A celulose cresceu 63,6%, somando 3,3 milhões de toneladas.
Saiba mais
- COEs de commodities oferecem proteção para diversificar investimentos
- Saldo da balança comercial recua 45% em maio
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
As exportações cresceram 5,7%, somando 48,3 milhões de toneladas. Já as importações avançaram 4,9%, atingindo 18,3 milhões de toneladas.
O movimento acumulado de granéis sólidos no Porto de Santos chegou a 34,1 milhões de toneladas, alta de 6,6% sobre o mesmo período do ano passado.
O volume de granéis líquidos também apresentou crescimento e somou 7,6 milhões de toneladas, alta de 5,4%. Dessa forma, ambos registraram suas melhores marcas para o período.
“O desempenho das cargas do agronegócio reflete os investimentos sobretudo em terminais especializados que o Porto de Santos fez nos últimos anos para escoar com maior eficiência e produtividade as safras”, afirma o diretor-presidente da Santos SPA, Fernando Biral. (AE)