close

Alemanha suspende gasoduto em represália à Rússia

Na mais dura represária contra a Rússia até agora, o chanceler alemão Olaf Scholz suspende certificação de gasoduto que liga os dois países

gasoduto

Alemanha suspendeu a certificação do gasoduto Nord Stream 2 | Foto: Getty Images

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, anunciou, nesta terça-feira, 22, que decidiu suspender a certificação do gasoduto Nord Stream 2, que liga o país à Rússia. A medida é uma resposta à decisão do governo russo de reconhecer a independência das regiões separatistas de Donetsk e Luhansk, no leste da Ucrânia.

Em discurso em Berlim, Scholz informou que instruiu o Ministério de Questões Econômicas e Ação Climática alemão a cancelar um relatório sobre a segurança de oferta energética nacional que havia enviado a reguladores. “Sem essa certificação, o gasoduto não pode entrar em operação”, explicou.

O chanceler acrescentou que a União Europeia estuda sanções conjuntas contra a Rússia e que a situação atual “é fundamentalmente diferente” do que há alguns dias. “É por isso que devemos reavaliar esta situação tendo em conta os últimos desdobramentos. Isso inclui o Nord Stream 2”, pontuou.

Controlado pela estatal russa Gazprom, o gasoduto provocou divergências entre Alemanha e Estados Unidos, que encara o projeto como um instrumento geopolítico do Kremlin para controlar os fornecimento de gás na Europa.

Ucrânia espera mais sanções contra a Rússia após decisão da Alemanha

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, afirmou que a Rússia “não deve ter dúvidas de que o mundo segue o caminho das sanções” contra o país. Em uma postagem no Twitter após uma série de conversas com contrapartes, o diplomata afirmou que “outras ações russas dependem de como o mundo reage” à postura do momento. Segundo Kuleba, o escopo e o cronograma das sanções estão sendo finalizados, enquanto as “capitais mundiais não dormem agora, independentemente de seus fusos horários”.

Seguindo sua conversa com a contraparte britânica, Liz Truss, o ucraniano escreveu que a “ação ilegal da Rússia será recebida com severas sanções pelo Reino Unido. Londres e Kiev continuam coordenando suas ações de perto em todos os cenários possíveis”. Depois de falar com o Alto Representante da União Europeia, Josep Borrell, Kuleba disse que ambos compartilham a mesma avaliação da decisão ilegal da Rússia. Segundo ele, o representante garantiu que a resposta da UE será resoluta e unida. (AE)

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra