close

Bolsas da Europa e futuros dos EUA caem com temor de inflação após alta do petróleo

Ibovespa e dólar apresentam tendência neutra no médio prazo; análise técnica do Safra traz destaques do mercado de ações e agenda desta quarta-feira

As encomendas às fábricas na Alemanha apresentaram queda de 11,7% em julho na comparação com o mês anterior | Foto: Getty Images

O Ibovespa apresentou queda de -0,38% no último pregão, cotado a 117.331,30 pontos. O ativo está em tendência neutra no médio prazo e no curto. Na alta, o ativo possui primeira resistência em 120.000 pontos e, caso rompa esse patamar, poderá alcançar sua próxima resistência em 122.700 pontos. Do lado da baixa, o primeiro suporte se encontra na região de 114.300. O próximo fica na faixa de 110.850 pontos.

O Dólar Futuro apresentou alta de +0,50% no último pregão, cotado a 4.984,50 pontos. O ativo se encontra em uma tendência neutra no médio e no curto prazo. Do lado da baixa, o primeiro suporte fica na região de 4.830 pontos. Se perder esse patamar, poderá alcançar o suporte seguinte em 4.750. Já do lado da alta, a primeira resistência do contrato fica na região de 5.000 e a segunda em 5.195.

Exterior:

Bolsas na Europa e futuros nos EUA apresentam queda com dados fracos na Alemanha e a forte alta recente do petróleo elevando as preocupações com a inflação. As encomendas às fábricas na Alemanha apresentaram queda de 11,7% em julho na comparação com o mês anterior. Agenda de indicadores trará dados do setor de serviço e livro Bege nos EUA.

Doméstico:

Inflação de agosto medida pelo IGP-DI mostra alta menor que a esperada na comparação mensal, de 0,05% vs 0,13% esperado.

Commodities:

Petróleo apresenta ligeira baixa após alta do dia anterior (USD89,5/b; -0,51%)
Minério de ferro registra alta (USD116,2/t; +1,04%)

Empresas:

Mobly: Cia confirmou que está em negociações com a Tok&Stok, mas “até o momento” não há nenhum acordo ou proposta vinculante sobre uma potencial transação, de acordo com documento em resposta a pedido de esclarecimentos da B3
Light: Cia pode desistir de recuperação judicial se conseguir um acordo com os credores: Globo
Hapvida: Goldman elevou a Hapvida a compra
Tenda: BTG Pactual elevou a Tenda a compra
Vamos: Cia rebaixada a neutra por JPMorgan
Eneva: Elevada a outperform por Itau BBA

Agenda do Dia:

08:00 – Brasil – IGP-DI/Agosto
09:30 – EUA – Balança Comercial/Julho
10:45 – EUA – PMI Serviços/Agosto
10:45 – EUA – PMI Composto/Agosto
11:00 – EUA – Índice ISM/Agosto
22:45 – China – Balança Comercial/Agosto

Fechamento dia anterior

Ibovespa: 117.331 (-0,38%)
S&P: 4.497 (-0,42%)
Dólar Futuro: R$4,98 (+0,50%)

Atualizações Safra:

Ultra Day: hora do agronegócio

Neste relatório destacamos os principais pontos do dia anual do investidor da Ultrapar. No evento, a administração do Ultra compartilhou seus planos para aumentar a exposição da empresa ao setor do agronegócio e as principais iniciativas implementadas na Ultracargo e na Ultragaz para atingir esse objetivo. A Administração também atualizou o turnaround e os quatro pilares estratégicos da Ipiranga, além de diretrizes para alocação de capital em novos negócios.

Ipiranga: A administração descreveu os avanços nos quatro pilares estratégicos apresentados na edição do evento do ano passado, com marcos significativos em precificação, negociação e relacionamento com revendedores. Dentre eles, destacamos (i) melhoria no NPS dos revendedores, (ii) aumento na capacidade de originação de produtos devido à estruturação de uma divisão de trading, (iii) ganhos de market share na rede bandeirada, e (iv) melhores modelos de precificação por região e tipo de combustível. No pilar de logística e distribuição, o ritmo de evolução contínua está em linha com as expectativas iniciais, a Ipiranga ainda vê espaço para melhorias e as conquistas finais estão previstas para o 2S24, à medida que a administração busca replicar as iniciativas implementadas em Paulínia nos demais hubs, potencialmente reduzindo os custos logísticos em 20% em três anos. Em relação ao 3T, a administração vê um cenário de oferta mais equilibrado, o que deve proporcionar melhores condições de mercado para monetização. A Administração reafirmou a expectativa de conclusão do processo de depuração da rede de postos bandeira neste trimestre.

Para a Ultragaz, a estratégia macro da administração de aumentar a exposição ao setor do agronegócio se traduzirá no aumento da presença na região Centro-Oeste e no desenvolvimento de novos usos do GLP, como a secagem de sementes. Essa expansão regional deverá ser auxiliada pelo acordo de compartilhamento de ativos com a Supergasbrás, que permitirá à Ultragaz aumentar suas bases de produção de 19 para 24. Além disso, a administração prevê economias de investimentos de aproximadamente R$ 300 milhões nos próximos cinco anos. Outras vias de crescimento da Ultragaz incluem a oferta de novas soluções energéticas e o aumento de sua exposição ao segmento varejista e a clientes com maior rentabilidade.

Para a Ultracargo, a exposição ao setor do agronegócio estará centrada na interiorização e integração de soluções logísticas, conectando terminais portuários às áreas agrícolas, visando suprir a demanda de combustíveis do agronegócio e movimentar os volumes de etanol produzido no Centro-Oeste. Os principais passos da Ultracargo na estratégia de exposição ao agronegócio incluem a aquisição dos terminais Opla e Rondonópolis, nos estados de São Paulo e Mato Grosso, respectivamente, e a construção de um terminal no estado do Tocantins, que será conectado ao porto de Itaqui. Adicionalmente, a gestão reforçou a resiliência dos negócios da Ultracargo, que é sustentada por uma carteira diversificada de clientes, contratos de longo prazo e melhoria na eficiência operacional.

Alocação de capital. Em relação às oportunidades de crescimento inorgânico, a administração priorizará negócios com exposição ao setor do agronegócio. Novos negócios relacionados à transição energética também estão à vista, mas deverão ser complementares à estratégia e ao portfólio atual do Ultra.

Abra sua conta no Banco Safra.

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra