Aquisições devem impulsionar receita da Randon nos próximos anos
Compras da companhia devem seguir a estratégia de expandir os mercados-alvo e aumentar o portfólio de produtos
24/05/2022O Banco Safra iniciou a cobertura da Randon (RAPT4) com recomendação de Compra e preço-alvo de R$22,80 por ação, implicando um potencial de valorização de 121%.
Para o banco, a Randon é um porto seguro entre as empresas industriais no Brasil por suas posições de liderança nos mercados em que atua, sua longa e sólida trajetória de atuação no país e a demanda resiliente por seus produtos dada a dimensão continental do Brasil e a grande exposição da economia ao agronegócio.
Saiba mais
- Tenha potencial de ganhos de Warren Buffett
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
- As melhores oportunidades surgidas com os resultados do primeiro trimestre
Além disso, segundo o Safra, a empresa deve conseguir acelerar o crescimento de sua receita nos próximos anos, seguindo sua nova estratégia já implementada com sucesso por sua subsidiária Fras-le, na qual a Randon deve ampliar seu portfólio de produtos e mercados por meio de aquisições.
Atualmente, a empresa está negociando a 3,9x EV/EBITDA 2022, 30% abaixo da média do setor industrial no Brasil, 49% abaixo de seus pares internacionais e 36% abaixo da média histórica de quatro anos.
Segundo o Safra, a Randon é a maior fabricante de carretas e semirreboques da América Latina, contando com um forte portfólio de produtos com marcas premium, enquanto suas subsidiárias são as principais produtoras de diversas autopeças no Brasil.
A empresa tem 31% de participação de mercado no negócio de reboques no Brasil e cerca de 70% de participação nas exportações brasileiras. Fundada em 1949 e sediada em Caxias do Sul (RS), a Randon é um conglomerado industrial familiar de longa data e reconhecido no setor automotivo no Brasil.
A empresa desenvolve, produz e vende reboques, vagões e autopeças. A Randon também possui uma longa e bem-sucedida história de investimentos em tecnologia, contando com um dos maiores parques tecnológicos privados da América Latina.
Para o Safra, o desempenho da empresa nos próximos anos deverá se beneficiar da exposição a setores essenciais da economia, como o agronegócio, que deve continuar com bom desempenho impulsionado pela crescente demanda global por alimentos e sustentado por a alta produtividade agrícola do país e, com isso, impulsionar as vendas da divisão de carretas da Randon. O banco avalia também que os investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) devem sustentar a vanguarda dos produtos Randon nas próximas gerações de veículos e as novas aquisições devem acelerar o crescimento da empresa no curto prazo.
Conforme o banco, a Randon deve realizar novas aquisições no curto prazo, seguindo sua nova estratégia de impulsionar o crescimento da receita, primeiro pela expansão de seus mercados-alvo e segundo pelo aumento de seu portfólio de produtos, que combinados devem permitir que a Randon apresente no futuro maior crescimento orgânico e maior diversificação da receita, reduzindo eventual sazonalidade comum ao agronegócio, conferindo mais estabilidade à receita e aos resultados.
Vale a pena investi em RAPT4?
- Exposição diversificada a uma vasta gama de indústrias;
- A empresa está focada em ampliar seu portfólio de produtos no mercado nacional como a Nakata
- A Randon conta com uma equipe de gestão profissional e experiente.
Quais os riscos ao investir em RAPT4?
- Piora do cenário macroeconômico pode postergar a renovação de seus ativos;
- Quebra de safra no Brasil, considerando a ainda alta exposição da receita da empresa à sua divisão de carretas;
- Dificuldades na integração de aquisições futuras, sinergias abaixo do esperado ou contingências maiores impactando seus resultados futuros.
Sobre a Randon (RAPT4)
Fundada em 1949, a Randon é uma holding familiar com participação em diversas subsidiárias industriais focadas na produção, comercialização e distribuição de implementos rodoviários e autopeças, posicionando-se como a empresa líder em seus principais mercados no Brasil.
Atualmente, a empresa distribui seus produtos para mais de 120 países e possui 15,4 mil funcionários. Listado na bolsa de valores da Bovespa em 1993, as ações negociadas da empresa são compostas por ações ordinárias e preferenciais, classificado como “nível 1” de governança corporativa na B3, o segundo maior nível de governança corporativa da bolsa brasileira mercado.
Além disso, a empresa possui o maior parque privado de inovação tecnológica da América Latina, cuja o investimento é de ~R$ 90 milhões, tendo sido responsável pela criação de 56 novas patentes em 2021.
As operações da empresa são globalmente diversificadas, reduzindo os riscos de concentração de mercado. Tem vários fornecedores em todo o mundo, o que reduz os riscos da empresa com a escassez de materiais e gargalos na cadeia de suprimentos. Como resultado de seu consistente histórico de M&A, a Randon conseguiu expandir seu mix de produtos para uma ampla gama de materiais, de trailers a serviços financeiros.