close

Argentina reabre fronteiras para brasileiros vacinados

Depois de quase um ano e meio com as fronteiras fechadas, a Argentina reabre para turistas de países vizinhos que estejam vacinados

Buenos Aires

A Argentia ultrapassou 50% da população totalmente vacinada, enquanto no Brasil o índice é de 43,39% | Foto: Getty Images

A Argentina reabriu as fronteiras para turistas estrangeiros, entre eles os brasileiros. O país ficou fechado para visitantes por quase um ano e meio, por causa da pandemia de covid-19. Em outubro, apenas turistas de países vizinhos – Brasil, Uruguai, Bolívia e Chile – poderão visitar o país. Em novembro, viajantes de países não fronteiriços terão a entrada permitida.

Com esta decisão, os turistas dos países vizinhos começaram a entrar na Argentina a partir deste fim de semana. A partir de 20 de outubro, começa também a temporada dos cruzeiros, uma atividade que gera muita renda, disse o ministro do Interior, Eduardo de Pedro.

O turismo tem sido um dos setores mais duramente atingidos pelas restrições sanitárias em todo o mundo.

Argentina já tem 50% da população totalmente vacinada

Em 2019, antes da pandemia, a Argentina recebeu 3 milhões de turistas estrangeiros, o que representou um faturamento de US$ 3,177 bilhões.

A ministra da Saúde, Carla Vizzotti, afirmou que esta abertura é possível graças ao progresso da campanha de vacinação e à melhora da situação epidemiológica, com uma média diária de 1.584 contágios em setembro.

A Argentina alcançou a marca de 50% da população com o ciclo completo de vacinação há duas semanas. No Brasil o índice está em 43,39%.

Turista precisa estar vacinado ou fazer isolamento

Para entrar na Argentina, o turista deve estar totalmente vacinado ou, caso contrário, será submetidoa ao isolamento obrigatório. Além disso, será necessário apresentar um teste de PCR negativo feito até três dias antes da viagem e um segundo teste de antígeno na chegada à Argentina.

Um terceiro exame de PCR ainda deverá ser feito de cinco a sete dias depois da chegada. Aqueles que entrarem no país com a vacinação completa, no entanto, serão isentos do teste de antígeno.

De acordo com o anúncio, a abertura das fronteiras será gradual, começando neste mês de outubro, com a entrada para turistas dos países vizinhos que tenham permanecido pelo menos durante os últimos 14 dias nesses países.

Os pontos já autorizados como “corredores seguros” para a entrada são os aeroportos de Cataratas del Iguazú, Mendoza, Ushuaia, Ezeiza, San Fernando, os portos de Buenos Aires e Ushuaia e as passagens terrestes entre Iguazú (Argentina) e Foz do Iguaçu (Brasil) e de Cristo Redentor, a principal entre

A volta dos navios de cruzeiro

A previsão é que os cruzeiros sejam retomados em 20 de outubro, enquanto os turistas estrangeiros de países não limítrofes deverão entrar no país a partir de 1º de novembro.

Por outro lado, o governo anunciou o estabelecimento de cotas progressivas para a chegada de viajantes por via aérea, com 2.300 vagas por dia a partir de sexta-feira, aumentando para 28 mil até 11 de outubro. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra