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Black Friday 2022 deve ter vendas de R$ 6 bilhões no comércio eletrônico

Pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico mostra expectativa de crescimento de 3,5% em relação ao ano passado na largada das compras de Natal

Comércio online

Empresas diversificaram itens disponíveis e adaptaram logística para atender às novas necessidades do mercado / Foto: Getty Images

A Black Friday deste ano deve movimentar R$ 6,05 bilhões no e-commerce brasileiro, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). O número de pedidos on-line deve ultrapassar os 8,3 milhões na data que representa a largada para as vendas de Natal.

Segundo a pesquisa, as categorias mais aquecidas este ano serão telefonia, eletrônicos, informática, eletrodomésticos e eletroportáteis, moda, beleza e saúde. A Black Friday 2022 começa à meia-noite do dia 25 de novembro, a última sexta-feira do mês.

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A associação considera tímido o crescimento de 3,5% das vendas em relação a 2021, mas destaca a importância das promoções e dos preparativos dos empreendedores do comércio para aproveitar a data.

O e-commerce cresceu em média 3% no primeiro semestre de 2022 em relação aos primeiros seis meses de 2021, um pouco abaixo dos 5% previstos. Os motivos foram a inflação e o preço do óleo diesel, que encarece o frete. A menor oferta de frete grátis prejudicou as vendas.

Black Friday 2022 concorre com a Copa do Mundo e com as eleições

Segundo a ABComm, o preço do frete pode influenciar até 90% a decisão de compra pela internet. Outros motivos, como o boom do e-commerce na pandemia, o retorno das vendas presenciais e eventos como Copa do Mundo e eleições 2022 em datas próximas à Black Friday.

Em 2021, a modalidade de pedido on-line e retirada presencial na loja cresceu 139%. Os dados demonstram a importância de o varejo on-line caminhar sempre ao lado do modelo tradicional, segundo a associação do setor.

“É importante que as empresas estejam atentas às pesquisas e aos órgãos que estudam o movimento do mercado para traçar estratégias que auxiliem na tomada de decisões”, afirma Alexandre Crivellaro, diretor de inteligência de mercado da ABComm. “Apesar dos desafios da economia e do crescimento leve no setor, o volume de receita é um estímulo aos empreendedores nessa data”, acrescenta.

A Black Friday já se consolidou no calendário, não só no comércio eletrônico, mas no varejo em geral ao longo dos últimos anos e, mesmo com um crescimento estabilizado, empresas de vários segmentos podem se beneficiar desse cenário que gera aumento de resultados. Segundo a ABComm, o segredo é focar em planejamento para atender às demandas e otimizar as oportunidades.

“Os consumidores esperam esse período para comprar diversos produtos com descontos atrativos, por isso é importante que os varejistas se antecipem para atender a esse aumento de vendas por meio da preparação de estoque, logística e dos canais de atendimento pós-venda”, finaliza Alexandre Crivellaro. (AE)

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