close

Cresce no comércio eletrônico a tendência de vendas por chats

Soluções tecnológicas potencializam o comércio conversacional com novas integrações e possibilidades, atraindo big techs e startups

mulher com celular e cartão do banco

Integração da gestão de relacionamento de clientes com o WhatsApp agiliza o dia a dia dos times de vendas | Foto: Getty Images

O comércio eletrônico vem registrando uma tendência de crescimento de vendas por meio de conversas em chats. Gigantes da tecnologia, aliadas a startups como a Tuvis, plataforma de habilitação de vendas para times comerciais, têm desenvolvido soluções voltadas especialmente para vendas em chats que podem funcionar em computadores ou especialmente em celulares, nas chamadas conversas “1:1”, onde um comprador conversa diretamente com um vendedor.

A mais recente investida nessa área foi a integração entre a Salesforce e o WhatsApp, com objetivo de transformar o aplicativo de mensagens instantâneas da Meta em seu maior canal de negócios. A Tuvis, uma parceira da Salesforce AppExchange e pioneira nesse tipo de integração, já tinha desenvolvido uma solução baseada especificamente na demanda de representantes comerciais que trabalham com o WhatsApp.

Saiba mais

Criada em 2019, em Israel, a Tuvis tem hoje a América Latina como seu principal território de vendas, graças à popularidade do WhatsApp na região. A pesquisa TIC Empresas 2021, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, mostrou que o WhatsApp superou o Facebook como a plataforma de relacionamento mais popular entre as empresas – 72% possuem conta no WhatsApp e 67% no Facebook.

A possibilidade de conectar a gestão de relacionamento de clientes (CRM) ao WhatsApp fez com que a Tuvis se tornasse uma referência entre vendedores. A integração agiliza o dia a dia dos times de vendas e fornece dados para orientar estratégias e tomadas de decisões para vendas mais assertivas.

Comércio conversacional revela tendência de vendas via chats

Entre os objetivos mais comuns dos novos clientes da startup estão automatizar, gerenciar e otimizar processos de vendas. Segundo a presidente e cofundadora da Tuvis, Deborah Palacios Wanzo, o investimento no comércio conversacional revela uma nova tendência no relacionamento via WhatsApp.

Segundo ela, hoje, o consumidor quer ir além da interação com robôs ou sistemas automáticos de respostas “Dentre os novos hábitos dos consumidores, existe um desejo de que as interações entre clientes e marcas seja mais pessoal, estabeleça vínculos, confiança. O consumidor espera que as marcas que ele consome saibam falar com ele, sejam assertivas e mais próximas”, afirma.

Em apenas três anos, a empresa viu seu portfólio chegar a mais de 100 clientes e milhares de usuários em 35 países. Sua maior presença está na América Latina, onde grandes companhias como BTG, Volkswagen, XP Investimentos e Great Place to Work já contrataram a solução.

A empresa tem sede em Israel e está presente no Brasil, México, Argentina e Estados Unidos. Entre os principais clientes estão XP Investimentos, BTG e Vivo, além de milhares de usuários em 35 países. No final de 2021, a empresa recebeu um aporte de US$ 11 milhões, liderado pela Zeev Ventures, um fundo de venture capital do israelense Oren Zeev, com a participação da Base Partners, dos brasileiros Fernando Spnola e Arthur Mizne.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra