Bolsa fecha em queda após fala de diretora do Fed sobre inflação
Índice cai 0,69% e volta aos 116 mil pontos, influenciado pelo recuo das bolsas americanas
12/04/2022A sensação de que a inflação nos Estados Unidos está sob controle, após a divulgação do CPI (índice de preços ao consumidor) em níveis aceitáveis pelo mercado, durou pouco e as bolsas americanas reverteram a tendêcia de alta e começaram a cair. A queda derrubou o Ibovespa.
O principal índice da bolsa brasileira, que operava entre 117 mil e 118 mil pontos pela manhã, zerou os ganhos durante a sessão. O Ibovespa recuou e fechou em queda de 0,69%, aos 116.146 pontos. Na abertura da sessão, os índices americanos subiam com o anúncio do CPI, mas inverteram a tendência. O Dow Jones caiu 0,26%, o S&P outros 0,34% e Nasdaq perdeu 0,30%.
Saiba mais
- China tem inflação acima do esperado e bolsas asiáticas caem
- Veja como operar na bolsa de valores com a solidez da Safra Corretora
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
A bolsa virou depois que a diretora do FED, Lael Brainard, dizer que a inflação nos EUA está muito alta, apesar de o núcleo do CPI de março ter mostrado desaceleração “digna de nota”. A diretora do Fed afirmou que BC americano vai apertar a política monetária “de modo metódico, com uma série de altas”
O CPI subiu 1,2% em março ante fevereiro, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta terça-feira, 12, pelo Departamento do Trabalho.
O resultado superou levemente a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam alta de 1,1% no mês passado. Apenas o núcleo do CPI, que exclui os voláteis preços de alimentos e energia, avançou 0,3% na comparação mensal de março. Neste caso, o consenso do mercado era de acréscimo maior, de 0,5%.
Na comparação anual, o CPI dos EUA deu um salto de 8,5% em março, o maior desde dezembro de 1981 e acima da projeção de alta de 8,4%. Já o núcleo teve incremento anual de 6,5% no último mês – o maior desde agosto de 1982 -, como previsto.
Segundo Marcelo Oliveira, CFA e fundador da Quantzed, o CPI praticamente em linha com as previsões dos economistas isso a princípio puxou as bolsas lá fora para cima. “Mas os índices americanos devem ter entregado os ganhos intra-diário, pois acredito que o FED ainda está muito longe de uma vitória contra a inflação e terá que permanecer no modo de combate a esse problema.”
Para Wagner Leon Varejao, especialista da Valor Investimentos, o Ibovespa vem sendo afetado pelo exterior nesta semana. Na sessão de segunda-feira, caiu por causa da expectativa de alta na inflação mundial com Estados Unidos e China.
Contudo, com o anúncio de hoje do CPI, o dado veio mais fraco do que se imaginava pelo mercado. “Isso deu um alivio”, disse. “A questão é saber se essa melhora é pontual ou estrutural, se é uma queda sustentável.”