close

Brasil começa a emitir passaporte da vacina

Ministério da Saúde recuperou dados sequestrados por invasão hacker e vai emitir o documento em caráter provisório

passaporte da vacinação

De acordo com o ministério, o processo de recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a covid-19 foi finalizado, sem perda de informações | Foto: Getty Images

O Ministério da Saúde informou neste domingo, 12, que vai emitir passaporte de vacina, em caráter temporário. A pasta elaborou uma página com alternativas para a emissão temporária do comprovante de vacinação contra a covid-19.

Por decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), o passaporte da vacina é considerado obrigatório para viajantes estrangeiros ou brasileiros para entrar no Brasil. A regra passa a valer assim que a Anvisa for notificada, o que deve ocorrer nesta segunda-feira, 13.

Só ficam livres de apresentar o passaporte da vacina, de acordo com a decisão, aqueles dispensados por razões médicas ou quem venha de país em que comprovadamente não haja vacina disponível ou por razão “humanitária excepcional”.

Saúde diz que dados foram recuperados após ataque hacker

Segundo a pasta, equipes trabalham para restabelecer o mais rápido possível os sistemas para registro e emissão dos certificados de vacinação. Vários sistemas já foram restabelecidos e a expectativa é que os outros estejam disponíveis para a população ainda nessa semana.

O site do Ministério da Saúde foi invadido na madrugada da sexta-feira, 10, e saiu do ar. Plataformas como DataSUS, Painel Coronavírus e Conecte SUS, que exibe dados de vacinação contra a covid-19, também foram atingidas. O Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque cibernético.

Recuperação dos dados permite a emissão do passaporte da vacina, mas em caráter temporário

Ao tentar acessar o portal, os usuários encontraram o recado: “Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB (Terabyte) de dados está (sic) em nossas mãos.” A mensagem, ao final da madrugada, ficou indisponível, mas as plataformas continuaram fora do ar.

De acordo com o ministério, o processo de recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a covid-19 foi finalizado, sem perda de informações. “Todos os dados foram recuperados com sucesso”, diz a nota.

 A página do ministério já voltou a funcionar, mas ainda não é possível acessar os dados sobre a vacina contra covid-19.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra