close

Brasil está no ‘top 5’ na listagem nos EUA

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o vice-presidente da Bolsa de Nova York (Nyse), John Tuttle, analisa o apetite das empresas brasileiras em abrir o capital nos EUA

Top 5

A bolsa de valores de Nova York tem 2,4 mil empresas listadas, que valem cerca de US$ 40 trilhões | Foto: Getty Images

Em visita ao Brasil, o o vice-presidente da bolsa de Nova York (Nyse), John Tuttle, manteve encontros com empresas brasileiras candidatas a abertura de capital no mercado americano. Em entrevista ao Valor Econômico, ele afirma que o Brasil está nos ‘top 5’ no mercado de ofertas iniciais de ações (IPOs, na sigla em inglês), neste ano em que se se espera a retomada deste mercado.

A listagem de empresas nos Estados Unidos permite não só ter acesso ao mercado mais importante do mundo mas também facilita a internacionalização. Segundo Tuttle, a fila de interessadas brasileiras tem crescido.

Saiba mais

De um total de 2,4 mil empresas listadas na bolsa de Nova York, apenas 34 são brasileiras, entre elas gigantes nacionais como Vale, Petrobras e Itaú Unibanco, que têm dupla listagem (com ADRs no mercado americano).

O último IPO do mercado brasileiro foi em 2021, do Nubank, que também escolheu a B3 e a bolsa de Nova York para sua estreia como empresa listada. No ano seguinte, o banco digital decidiu se manter com ações apenas nos EUA.

“À medida que a janela de IPO se abre, estamos entusiasmados em receber empresas de todos os Estados Unidos, mas na verdade de todo o mundo, incluindo o Brasil. São empresas dos setores de energia, saúde, tecnologia… E assim passaremos tempo com eles para ajudar essas empresas a se preparar. Porque quando estiverem prontas para vir para os EUA, os mercados estarão prontos para recebê-las”, disse o executivo da Nyse em entrevista ao Valor.

Brasil no top 5 da listagem nos EUA

O executivo participou de um encontro promovido pelo Consulado dos Estados Unidos no Brasil com empresas listadas. A visita marca também o aniversário de 200 anos de relação comercial entre Brasil e Estados Unidos – laços que, segundo ele, tendem a crescer.

A bolsa de valores de Nova York tem 2,4 mil empresas listadas, que valem cerca de US$ 40 trilhões de valor de mercado. “Se olharmos fora dos Estados Unidos, um dos países com mais listagens é o Brasil. Ele está entre os cinco primeiros. Estamos muito orgulhosos da comunidade de empresas que temos. E estamos ansiosos para aumentar essa comunidade”, afirma John Tuttle.

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra