close

Dona das Casas Bahia, Ponto Frio e Extra tem potencial de valorização

Gigante do varejo reforça atuação no comércio online e tem recomendação de compra do Banco Safra, apesar da tendência de elevação dos juros

via varejo

Sucesso da estratégia da empresa na adoção do modelo de negócios que prioriza mais o digital reforça avaliação positiva do Safra | Foto: Getty Images

O Banco Safra informou que a ação da Via (VIIA3), líder no varejo de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, telefonia e móveis, oferece um potencial interessante de alta após a grande liquidação dos últimos meses, que se fortaleceu ainda mais recentemente devido ao aumento das taxas de juros, devido às preocupações com relação à frente fiscal do Brasil.

Mesmo considerando taxas de juros mais altas nos próximos meses, o Banco Safra vê perspectiva de crescimento dos lucros da Via (VIIA3), dona das bandeiras Casas Bahia, Pontofrio, Extra.com.br, tendo em vista o fato de que a empresa parece ter se voltado com sucesso para um modelo de negócios que prioriza mais o digital.

Saiba mais:

Depois de anos de baixo desempenho, tendo problemas para integrar sua operação de e-commerce com lojas físicas, a Via (VIIA3) parece finalmente ter se voltado para um modelo de negócio digital sob a atual equipe de gestão, segundo a análise do Safra.

A empresa conseguiu ganhar participação recentemente, durante a pandemia Covid-19. O número de usuários vem crescendo no e-commerce e em sua fintech Banqi, melhorando também a satisfação do cliente.

Essa reviravolta bem-sucedida foi crucial para a sustentabilidade do negócio na visão do Safra e melhora significativamente as chances de sucesso a longo prazo.

No entanto, o banco ressalta que a Via (VIIA3) representa uma ação de alto risco no momento, principalmente devido à
provável alta volatilidade das taxas de juros nos próximos meses, e ao ambiente competitivo acirrado do comércio online do Brasil.

A concorrência permanece feroz e provavelmente pressionará o retorno sobre o capital investido (ROIC) no setor antes que uma maior consolidação se materialize.

O Safra não vê a agressividade no ambiente competitivo diminuindo tão cedo, já que construir rapidamente um mercado dominante tende a ter uma grande recompensa no futuro por meio dos enormes efeitos de rede habilitados por essas plataformas.

Com Via, Americanas, Mercado Livre, Magazine Luiza, Amazon, Shopee e outros disputando a atenção dos consumidores, investimentos significativos em aquisição de clientes e nível de serviço são cruciais para desenvolver e consolidar uma plataforma líder, segundo o banco.

Como resultado, o Safra afirma que o retorno sobre o capital no segmento permanecerá sob pressão por mais tempo, com apenas alguns vencedores provavelmente se beneficiando de uma parcela significativa de um mercado grande e mais consolidado no futuro.

O banco recomenda fortemente que os investidores equilibrem esse risco em suas carteiras, ajustando o tamanho da posição de Via (VIIA3) a um nível altamente confortável para enfrentar a potencial volatilidade que se avizinha.

“Encontramos um potencial de aumento atraente de 69% para nosso preço-alvo, com o principal gatilho provavelmente sendo uma maior estabilização nas taxas de juros futuras”, afirma o banco.

“Mas, em um teste de estresse, assumindo um cenário de baixa, estimamos que poderia haver uma queda potencial de
cerca de 40% para o preço atual das ações”, acrescenta a avaliação.

Como as ações de e-commerce são geralmente avaliadas como ações de crescimento, a maior parte do valor vem de anos mais distantes e da perpetuidade (longa duração), que são mais severamente afetados do que as ações de valor quando o custo de capital está em alta, destaca o Safra.

Vale a pena investir em VIIA3?

  • Escala muito superior à concorrência é uma vantagem em um setor com margens apertadas e preços competitivos;
  • Bem posicionada para o multicanal com base em suas quase mil lojas;
  • Maior potencial de margem com escala e mix de produtos;
  • Altamente exposto a taxas de juros em queda;
  • Marca valiosa, um dos principais fatores para atrair tráfego na web;
  • Expectativa de uma concorrência mais racional na internet após anos de perdas.

Quais são os principais riscos de VIIA3?

  • Deterioração da economia devido à alta correlação de vendas com a atividade;
  • Alta nas taxas de juros devido ao grande impacto nos ganhos com recebíveis e Crédito Direto ao Consumidor com Interveniência (CDCI);
  • Frustração no capital de giro, devido à volatilidade dos indicadores históricos do ciclo de caixa;
  • Reversão da jurisprudência relacionada à Lei do Bem;
  • Processos judiciais.


Sobre a Via (VIIA3)


A Via (VIIA3) é líder no varejo de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, telefonia e móveis no Brasil, em termos de receita bruta, operando por meio das bandeiras Casas Bahia, Pontofrio, Extra.com.br. Além do e-commerce, conta com uma rede com cerca de mil lojas físicas e 26 centros de distribuição, bem como 120 lojas para envio de mercadorias (shipping from store).

No fim de junho de 2019, um novo time assumiu a gestão da companhia com a missão de promover um processo de turnaround e transformação digital. Em abril de 2020, anunciou a aquisição da ASAPLog, uma plataforma tecnológica de logística (LogTech) para a entrega last mile. Possui um super app com conta digital, o banQi, desenvolvido pela Airfox, fintech recentemente adquirida.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra