Dona das Casas Bahia, Ponto Frio e Extra tem potencial de valorização
Gigante do varejo reforça atuação no comércio online e tem recomendação de compra do Banco Safra, apesar da tendência de elevação dos juros
26/10/2021O Banco Safra informou que a ação da Via (VIIA3), líder no varejo de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, telefonia e móveis, oferece um potencial interessante de alta após a grande liquidação dos últimos meses, que se fortaleceu ainda mais recentemente devido ao aumento das taxas de juros, devido às preocupações com relação à frente fiscal do Brasil.
Mesmo considerando taxas de juros mais altas nos próximos meses, o Banco Safra vê perspectiva de crescimento dos lucros da Via (VIIA3), dona das bandeiras Casas Bahia, Pontofrio, Extra.com.br, tendo em vista o fato de que a empresa parece ter se voltado com sucesso para um modelo de negócios que prioriza mais o digital.
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Depois de anos de baixo desempenho, tendo problemas para integrar sua operação de e-commerce com lojas físicas, a Via (VIIA3) parece finalmente ter se voltado para um modelo de negócio digital sob a atual equipe de gestão, segundo a análise do Safra.
A empresa conseguiu ganhar participação recentemente, durante a pandemia Covid-19. O número de usuários vem crescendo no e-commerce e em sua fintech Banqi, melhorando também a satisfação do cliente.
Essa reviravolta bem-sucedida foi crucial para a sustentabilidade do negócio na visão do Safra e melhora significativamente as chances de sucesso a longo prazo.
No entanto, o banco ressalta que a Via (VIIA3) representa uma ação de alto risco no momento, principalmente devido à
provável alta volatilidade das taxas de juros nos próximos meses, e ao ambiente competitivo acirrado do comércio online do Brasil.
A concorrência permanece feroz e provavelmente pressionará o retorno sobre o capital investido (ROIC) no setor antes que uma maior consolidação se materialize.
O Safra não vê a agressividade no ambiente competitivo diminuindo tão cedo, já que construir rapidamente um mercado dominante tende a ter uma grande recompensa no futuro por meio dos enormes efeitos de rede habilitados por essas plataformas.
Com Via, Americanas, Mercado Livre, Magazine Luiza, Amazon, Shopee e outros disputando a atenção dos consumidores, investimentos significativos em aquisição de clientes e nível de serviço são cruciais para desenvolver e consolidar uma plataforma líder, segundo o banco.
Como resultado, o Safra afirma que o retorno sobre o capital no segmento permanecerá sob pressão por mais tempo, com apenas alguns vencedores provavelmente se beneficiando de uma parcela significativa de um mercado grande e mais consolidado no futuro.
O banco recomenda fortemente que os investidores equilibrem esse risco em suas carteiras, ajustando o tamanho da posição de Via (VIIA3) a um nível altamente confortável para enfrentar a potencial volatilidade que se avizinha.
“Encontramos um potencial de aumento atraente de 69% para nosso preço-alvo, com o principal gatilho provavelmente sendo uma maior estabilização nas taxas de juros futuras”, afirma o banco.
“Mas, em um teste de estresse, assumindo um cenário de baixa, estimamos que poderia haver uma queda potencial de
cerca de 40% para o preço atual das ações”, acrescenta a avaliação.
Como as ações de e-commerce são geralmente avaliadas como ações de crescimento, a maior parte do valor vem de anos mais distantes e da perpetuidade (longa duração), que são mais severamente afetados do que as ações de valor quando o custo de capital está em alta, destaca o Safra.
Vale a pena investir em VIIA3?
- Escala muito superior à concorrência é uma vantagem em um setor com margens apertadas e preços competitivos;
- Bem posicionada para o multicanal com base em suas quase mil lojas;
- Maior potencial de margem com escala e mix de produtos;
- Altamente exposto a taxas de juros em queda;
- Marca valiosa, um dos principais fatores para atrair tráfego na web;
- Expectativa de uma concorrência mais racional na internet após anos de perdas.
Quais são os principais riscos de VIIA3?
- Deterioração da economia devido à alta correlação de vendas com a atividade;
- Alta nas taxas de juros devido ao grande impacto nos ganhos com recebíveis e Crédito Direto ao Consumidor com Interveniência (CDCI);
- Frustração no capital de giro, devido à volatilidade dos indicadores históricos do ciclo de caixa;
- Reversão da jurisprudência relacionada à Lei do Bem;
- Processos judiciais.
Sobre a Via (VIIA3)
A Via (VIIA3) é líder no varejo de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, telefonia e móveis no Brasil, em termos de receita bruta, operando por meio das bandeiras Casas Bahia, Pontofrio, Extra.com.br. Além do e-commerce, conta com uma rede com cerca de mil lojas físicas e 26 centros de distribuição, bem como 120 lojas para envio de mercadorias (shipping from store).
No fim de junho de 2019, um novo time assumiu a gestão da companhia com a missão de promover um processo de turnaround e transformação digital. Em abril de 2020, anunciou a aquisição da ASAPLog, uma plataforma tecnológica de logística (LogTech) para a entrega last mile. Possui um super app com conta digital, o banQi, desenvolvido pela Airfox, fintech recentemente adquirida.