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Com cenário mais desafiador, preço-alvo da Multilaser é reduzido

Fabricante de bens de consumo e líder em acessórios de informática, a Multilaser tem rating de compra para as ações, com preço-alvo de R$ 8

Sede da Multilaser em Extrema. Minas Gerais, com destaque para entrada da fábrica com logo em preto

Safra manteve recomendação de compra para a ação da Multilaserpor crer que o valuation atual da companhia é atraente e os resultados devem se recuperar no futuro | Foto: Divulgação

A deterioração do cenário macroeconômico que afetou o desempenho do varejo no primeiro semestre pressionou o ritmo de crescimento da Multilaser (MLAS3).

Com isso, o Banco Safra divulgou relatório de atualização da cobertura das ações da empresa na Bolsa, reduzindo o preço-alvo para este e o próximo ano, de R$ 14 para R$ 8 por papel.

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Porém, a instituição manteve recomendação de compra para a ação, pois acredita que o valuation atual da companhia é atraente e os resultados devem se recuperar no futuro.

Conforme o Safra, as ações da Multilaser estão sendo negociadas a 5,2x EV/Ebitda 23e e 5,9x P/L 2023e.

Na visão do banco, a empresa passou a crescer num ritmo mais lento do que o esperado, com margens menores, na esteira do impacto negativo que a inflação teve sobre o setor varejista.

O menor sell-out do setor afetou as vendas da empresa, principalmente no canal de grandes varejistas, enquanto o esforço de vendas para redução de estoques reduziu as margens.

Além disso, a empresa consumiu mais caixa do que o banco esperava, levando os resultados financeiros a ficarem aquém das estimativas anteriores.

Consequentemente, o Safra reduziu significativamente a estimativa de lucro líquido da para 2022 para R$ 576 milhões (versus R$ 961 milhões anteriormente).

Sobre a estimativa de receita bruta para 2022, esta ficou em R$ 7,3 bilhões, o que representa uma alta de 8,6% ao ano.

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Vale a pena investir em MLAS3?

  • Portfólio amplo e diversificado traz resiliência às vendas;
  • Posição de liderança em várias categorias com marcas próprias;
  • Ainda há espaço para expandir família de produtos;
  • Oportunidades crescentes no segmento de educação;
  • Escala e plataforma de produção robusta;
  • Estratégia comercial que potencializa atuação no ponto de venda;
  • Oportunidades por meio de parcerias com marcas globais reconhecidas;
  • Característica anticíclica defensiva, graças a preços mais baixos;
  • M&A é uma opção que pode agilizar o acesso a novos segmentos; e
  • Equipe de gestão experiente.

Quais são os principais riscos de MLAS3?

  • Eventual mudança no regime tributário que altere a dinâmica do negócio negativamente;
  • Volatilidade do câmbio pode impactar o preço dos produtos (maioria dos componentes é importada);
  • Concorrência de grandes participantes internacionais;
  • Mudanças em tendências de consumo precisam ser previstas;
  • Interrupção na cadeia de suprimentos.

Sobre a Multilaser

A Multilaser é uma das maiores fabricantes de equipamentos eletrônicos do Brasil com um amplo portfólio de produtos. Foi fundada em 1987 por Isreal Ostrowiecki, inicialmente vendendo cartuchos de impressora. Em 2004, Alexandre Ostrowiecki, filho do fundador, assumiu o controle da empresa e a reinventou com o lançamento da linha de periféricos. Alexandre é o atual CEO e o principal acionista da empresa, com 39,5% das ações.

Atualmente, o portfólio da Multilaser conta com mais de 5 mil itens, em diferentes áreas como tablets, smartphones, notebooks, pen drives, chips de memória, acessórios de informática, eletroportáteis, casa conectada, utensílios domésticos, acessórios e equipamentos esportivos, instrumentos de saúde, acessórios e produtos automotivos, áudio e vídeo, segurança eletrônica, brinquedos, papelaria, pets e puericultura.

Para apoiar a operação, a Multilaser possui uma plataforma robusta de produção e distribuição, com 3 plantas de produção e 2 centros de distribuição. Além disso, possuem uma estratégia comercial forte, com mais de 1,2 mil vendedores e 44 mil pontos de venda. A Multilaser também está presente em 44 marketplaces e possui sete sites de comércio eletrônico de suas marcas. O IPO da Multilaser ocorreu em 2021, arrecadando R$ 1,9 bilhão.

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