close

Como funciona o ‘carrinho de compras’ do WhatsApp

Recurso permite selecionar produtos dentro do aplicativo para efetuar a compra. Pagamento ainda não está disponível no WhatsApp

Telas de quatro celulares com o carrinho de compras do WhatsApp abertos

Opção do carrinho de compras está dentro do catálogo virtual, que permite a visualização dos produtos de uma empresa dentro do WhatsApp | Foto: Divulgação

Cada vez mais usado no comércio, o WhatsApp tem aperfeiçoado seu sistema de vendas e um dos últimos recursos a entrar em cena foi o ‘carrinho de compras’.

A opção está dentro do catálogo virtual, que permite a visualização dos produtos de uma empresa.

Saiba mais

O objetivo é encurtar o caminho do usuário no processo de compra, evitando que ele tenha que sair do aplicativo e ir a um secundário para concluir o pagamento.

Além disso, o processo visa ajudar o comerciante a gerir de forma mais ágil as vendas.

Sendo assim, o carrinho de compras do WhatsApp facilita o processo para as duas pontas da negociação.

Telas de quatro celulares com o carrinho de compras do WhatsApp abertos
Objetivo do WhatsApp é encurtar o caminho do usuário no processo de compra, evitando que ele tenha que ir a um aplicativo secundário | Foto: Divulgação

Como usar o carrinho de compras do WhatsApp

A funcionalidade fica disponível quando o usuário abre uma conversa com uma conta de WhatsApp Business. Os passos são simples:

  1. Acesse o catálogo disponibilizado no canto superior à direita da tela do aplicativo

  2. Clique em uma das opções do catálogo

  3. Escolha a opção “Adicionar ao carrinho”

  4. Para verificar o que está na cesta de compras, deve-se clicar no ícone no canto superior à direita

  5. Após a checagem, basta clicar no botão azul e branco de envio no canto inferior à direita

  6. Feche a compra em contato com a empresa.

Pagamento

De acordo com o WhatsApp, “um pedido não é finalizado até o vendedor confirmar o pagamento.”

Logo, o cliente deve se certificar de ter o “ok” do comerciante.

Um ponto importante a se destacar é que ainda não é permitido realizar pagamentos pela plataforma.

Isso porque o WhatsApp ainda não tem autorização do Banco Central para realizar as operações.

Por enquanto, o único recurso existente é a transferência entre pessoas físicas.

Essa funcionalidade tem limite de R$ 500 e é restrita a algumas instituições financeiras.

Por fim, um carrinho de compras do WhatsApp aberto no celular não pode ser aberto paralelamente no WhatsApp Web (recurso para computadores).

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra