close

Como investir em empresas comprometidas com a agenda ESG? 

Investir em empresas comprometidas com a governança, o meio ambiente e o social pode unir o retorno financeiro com um impacto positivo para o planeta

painéis solares e turbinas eólicas, alusivas ao investimento em empresas que aderem a agenda esg

Além do viés ambiental, empresas comprometidas com a agenda ESG podem ser mais resilientes diante de alguns riscos financeiros | Foto: Getty Images

Governos e instituições de todo o mundo têm tomado como prioridade a adesão à medidas mais sustentáveis e de acordo com critérios de proteção ao meio ambiente, inclusão social e governança (ESG, na sigla em inglês).

Regulamentação para empresas, mercado de carbono e incentivos para o uso de energia renovável podem se tornar boas oportunidades para quem quer investir de acordo com preocupações ambientais. Afinal, o futuro dos investimentos está ligado, também, à sustentabilidade.  

Veja como o investimento em empresas comprometidas com a agenda ESG pode impactar o seu portfólio não só com retorno financeiro, mas contribuindo com um mundo mais resiliente. 

O que é a Agenda ESG? 

A sigla ESG refere-se aos critérios que avaliam o desempenho de empresas em três áreas-chave: 

  • Ambiental – que analisa práticas relacionadas à sustentabilidade e impacto ambiental; 
  • Social – que abrange temas como diversidade, direitos humanos e responsabilidade social; 
  • Governança – que observa a estrutura de gestão e transparência.  

Esses critérios não apenas buscam o lucro, mas também consideram o impacto das operações no planeta e na sociedade. 

Por que as empresas aderem a esse movimento?  

O crescente interesse das empresas em aderir à agenda ESG está consideravelmente ligado a uma mudança de mentalidade global. Consumidores e investidores estão cada vez mais conscientes e demandam práticas corporativas éticas e sustentáveis.  

Além disso, estudos indicam que empresas com sólido comprometimento às perspectivas ESG tendem a ser mais resilientes a riscos financeiros e a atrair talentos qualificados, proporcionando benefícios a longo prazo. 

Como investir em empresas comprometidas com a agenda ESG? 

Diversificar seus investimentos em empresas com forte atuação ESG não apenas promove a responsabilidade social e ambiental, mas também oferece oportunidades sustentáveis de crescimento financeiro. 

Hoje em dia, são muitas as opções para quem busca oportunidades nesse segmento, posicionando o portfólio para colher benefícios a longo prazo: 

  • Fundos ESG 

Diversifique seus investimentos com fundos que priorizam empresas alinhadas à agenda ESG, oferecendo uma gestão profissional e equilibrada. 

  • ETFs Sustentáveis 

Explore ETFs que replicam índices ESG, proporcionando uma maneira eficiente e diversificada de investir em empresas socialmente responsáveis. 

  • Ações Individuais 

Pesquise e invista em ações de empresas que demonstram forte comprometimento com a agenda ESG. Avalie relatórios de sustentabilidade e práticas corporativas antes de investir. 

  • Títulos Verdes (Green Bonds) 

Considere investir em títulos verdes emitidos por empresas para financiar projetos sustentáveis. Além do retorno financeiro, esses títulos contribuem para iniciativas ecoconscientes. 

Como analisar a atuação das empresas no segmento ESG? 

Para entender se uma empresa atua para cumprir objetivos da agenda ESG, é possível analisar dados relativos a critérios ambientais, sociais e de governança. Confira algumas possibilidades: 

  • Certificações ESG: Avalie se a empresa possui certificações reconhecidas, como o i-REC, atestando seu comprometimento com práticas sustentáveis. 
  • Relatórios de Sustentabilidade: Analise minuciosamente os relatórios de sustentabilidade, observando metas e resultados em áreas ambientais, sociais e de governança. 
  • Transparência Corporativa: Empresas comprometidas com a agenda ESG devem ter políticas transparentes e proativas em relação a práticas sustentáveis. 

Invista na agenda ESG com o Safra  

O Safra ETF Mulheres na Liderança é um fundo de índice administrado pelo Safra que replica o Índice Teva Mulheres na Liderança.  

Ele busca refletir uma carteira composta pelas empresas com maior representatividade feminina. 

Ou seja, em apenas um investimento, você tem acesso a uma carteira que possui as empresas com maior igualdade de gênero nos conselhos e em cargos de governança. 

Clique no link e saiba mais sobre o ETF Mulheres na Liderança (ELAS11) 

Abra sua conta no Safra e comece a investir. 

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra