close

Vale a pena investir no mercado de créditos de carbono? 

Confira alternativas para investir no mercado de créditos de carbono, uma forma de buscar rendimentos e contribuir para um mundo melhor

visão aérea da floresta em pé, alusivo ao que é necessário para que o mercado de carbono seja alimentado

Fundos de investimentos e ações de empresas sustentáveis aparecem como opções para quem quer investir no mercado de carbono | Foto: Getty Images

O mercado financeiro já oferece alternativas para o investidor que acredita na importância de decisões que assegurem um futuro mais sustentável. Os investimentos no mercado de créditos de carbono, por exemplo, permitem alinhar as metas financeiras aos valores associados à sustentabilidade. 

Um relatório do Fórum Econômico Mundial destaca que os maiores riscos para a economia mundial estão ligados ao meio ambiente, como eventos climáticos extremos, falhas na adaptação às mudanças climáticas, perda de biodiversidade e colapso do ecossistema. 

Com esses dados, as maiores economias do mundo têm se posicionado para aderir às finanças sustentáveis, que associam a busca de resultados financeiros com responsabilidade social e ambiental. Isso inclui investimentos na redução da emissão de carbono na atmosfera e em fontes de energia renovável. 

Como funciona o mercado de créditos de carbono? 

O mercado de créditos de carbono funciona a partir do comércio de créditos de carbono, por meio das chamadas Reduções Certificadas de Emissão (RCE). Países ou instituições que não conseguem atingir suas metas de emissão de CO2 negociam créditos oferecidos no mercado.  

Assim como uma moeda normal, o valor atribuído ao crédito varia de acordo com o cenário econômico e ambiental de cada país.  

Ainda que cada país possua suas regras, o mercado de carbono pode ser resumido na negociação dos créditos de carbono entre um país ou empresa que os obteve ao reduzir sua emissão, e um país ou empresa que não conseguiu o mesmo feito. Dois mercados distintos estão em vigor:  

Mercado regulamentado  

Baseado em regras de um sistema que limita as emissões de gases do efeito estufa por meio da precificação (cap-and-trade). A partir desse limite, as empresas podem comprar e vender créditos.  

Cada empresa que opera com regras de cap-and-trade recebe um certo número de créditos de carbono a cada ano. Dessa forma, as instituições que não ultrapassam esse limite ficam com um excedente de créditos.   

Mercado voluntário  

No mercado voluntário, empresas interessadas, países ou indivíduos compram créditos de forma voluntária, com o objetivo de compensar as emissões de CO2. Esse mercado é opcional, de acordo com a regulamentação vigente em cada país. 

Produtos de investimentos baseados no mercado de carbono 

Existem várias maneiras de investir no mercado de carbono, o que permite buscar retorno financeiro e ao mesmo tempo contribuir com o esforço em favor de um mundo mais sustentável.

  • Ações de empresas sustentáveis 

Investir em empresas comprometidas com a sustentabilidade e a redução de emissões de carbono pode ser uma maneira sólida de participar desse mercado. 

  • Fundos de investimento sustentáveis 

Muitos fundos foram criados especificamente para investir em projetos de redução de carbono e energias renováveis. 

  • Compra direta de créditos de carbono 

Investidores podem comprar créditos de carbono diretamente no mercado, apoiando projetos que compensam emissões. 

  • Títulos verdes (Green Bonds) 

Esses títulos, chamados de green bonds são emitidos para financiar projetos sustentáveis e frequentemente estão ligados a iniciativas de créditos de carbono. 

Por que investir no mercado de créditos de carbono 

Confira alguns motivos para considerar o investimento no mercado de créditos de carbono: 

  • 1. Impacto ambiental positivo: ao investir nesse mercado, você contribui para a redução das emissões de carbono e o combate às mudanças climáticas. 
  • 2. Potencial de crescimento: com a crescente conscientização sobre sustentabilidade, o mercado de créditos de carbono tem um grande potencial de valorização. 
  • 3. Diversificação de carteira: incluir ativos relacionados à sustentabilidade em sua carteira pode ajudar a reduzir riscos financeiros e aumentar a diversificação. 

Invista na economia sustentável com o Safra 

O Banco Safra está comprometido com a promoção de investimentos sustentáveis, oferecendo opções como os fundos da família Safra Direct Carbono

A estratégia é um caminho simples e de baixo custo para investir no mercado de carbono, acompanhando o comportamento do mercado de futuros das licenças do sistema da União Europeia. 

São dois fundos: um com proteção cambial, que faz com que a rentabilidade do produto não sofra interferência da cotação do real frente às moedas estrangeiras. O outro não tem essa proteção cambial, tendo seu retorno também atrelado ao dólar. 

Clique aqui e saiba mais sobre a família de fundos Safra Direct Carbono.

Abra sua conta no Safra e comece a investir. 

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra