Compra da NewCon impulsiona vertical de consórcio da Sinqia
Em relatório, Safra aponta que a aquisição de R$ 422,5 milhões é benéfica por trazer sinergias financeiras e operacionais
25/12/2021A Sinqia (SQIA3) anunciou nesta semana a compra da NewCon por R$ 422,5 milhões, realizando a maior aquisição de sua história e incorporando sua principal concorrente na vertical do Consórcio. A conclusão do negócio está previsto para janeiro de 2022.
Em relatório de atualização de perspectivas para a empresa, o Banco Safra avalia a companhia como uma boa geradora de valor, “apesar dos múltiplos da transação se mostrarem um pouco complicados”.
A instituição manteve a classificação de compra para os papéis SQIA3, com preço-alvo (potencial) R$ 31.
Análise da compra da NewCon
Na visão do Safra, ao olhar para o EV/Vendas (relação entre o Valor da Empresa e o faturamento anual), o preço pago implica um múltiplo caro de 5,6x 3T21 no acúmulo de 12 meses, em comparação com o múltiplo de 3,2x da Sinqia no mesmo período.
Contudo, o banco pondera que vê uma transação mais interessante quando se analisa o EV/Ebitda (Valor da Empresa sobre lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização).
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O valuation da NewCon implica um EV/Ebitda de 10,5x, enquanto a Sinqia está sendo negociada a 18,0x.
Nesse contexto, assumindo os números da NewCon para 2021 (receita bruta de R$ 76 milhões, taxa de crescimento anual composta 2016-21 de 17,6% e Ebitda de R$ 40 milhões), a Sinqia poderá atingir uma margem Ebitda de, aproximadamente, 26% e 25% em 2021 e 2022, respectivamente.
Vantagens com operacionais para a Sinqia
Sobre os pontos positivos quanto à operação, o Safra projeta um forte crescimento orgânico no negócio Consórcio e oportunidades de cross-selling.
Conforme análise do Safra, a participação de mercado da NewCon nessa vertical está entre 60% e 70%. A compradora, por sua vez, tem fatia entre 5% e 10%.
Contando não só com os benefícios, a NewCon é um dos principais fornecedores de soluções de software para o mercado financeiro, com mais de 80 clientes (sem sobreposição com o Sinqia).
Entre os clientes, estão incluídos os principais gestores de consórcios ligados a grandes conglomerados financeiros e montadoras de automóveis.
Por fim, o Safra destaca ainda que não há necessidade de aprovação do negócio pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Sobre a Sinqia (SQIA3)
Criada em 1996 em São Paulo, é provedora de serviços em tecnologia financeira no Brasil.
Chamada anteriormente de Senior Solutions, a companhia foi a primeira do setor de acesso a migrar para o Novo Mercado, em 2017.
Tem mais de 1.100 colaboradores, criando soluções para o mercado nos escritórios das cidades de São Paulo, Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC).
A empresa oferta quatro plataformas de Softwares (Sinqia Bancos, Sinqia Fundos, Sinqia Previdência e Sinqia Consórcios) e duas de Serviços (Sinqia Outsourcing e Sinqia Consulting).