Copasa é boa opção de investimento no setor de saneamento
Com sede em Belo Horizonte, a Copasa está entre as maiores empresas de saneamento do Brasil e tem recomendação de compra e preço-alvo de R$ 18,4
21/07/2022O Banco Safra atualizou a classificação para Copasa, companhia de saneamento de Minas Gerais, que agora passa a ter recomendação de compra. Segundo o banco, nos preços atuais, a empresa tem uma Taxa Interna de Retorno alavancada real de 14,4%, considerada atraente, e múltiplo EV/EBITDA (valor da empresa/Ebitda) abaixo dos níveis históricos.
A Copasa é a empresa de saneamento de Minas Gerais, que tem 50,04% do capital total nas mãos do governo estadual. A empresa opera serviços de água em 640 concessões, atendendo 5,5 milhões de unidades consumidoras (11,8 milhões de pessoas) e serviços de esgoto em 310 concessões, atendendo 3,8 milhões de unidades consumidoras (8,3 milhões de pessoas).
Saiba mais
- O aumento dos gastos públicos e os rumos da economia
- Multimercados buscam navegar no aumento global de juros
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
Para o Safra, as tentativas de privatização da Copasa não foram tão intensas como na Sabesp, mas o sucesso recente dos leilões de saneamento pode dar um impulso ao projeto. Desta forma, o banco considera que a relação risco/retorno da companhia é atrativa neste momento.
Os planos de privatização da Copasa estão em vigor desde 2019. Segundo o banco, o risco mais relevante é o fluxo de notícias negativas sobre a privatização.
Em 24 de junho, o conselho de administração aprovou o Sr. Guilherme Augusto Duarte de Faria como novo CEO.
Pontos positivos
- Revisão tarifária – fator influenciado pelo regulador e pelo plano de investimento da empresa;
- Estabilidade da geração de fluxo de caixa – uma característica intrínseca do segmento;
- Regimes de chuvas – um catalisador que evolui a capacidade de previsão das empresas.
Riscos:
- A Copasa é controlada pelo estado de Minas Gerais, mesmo sendo membro do “Novo Mercado” da Bovespa, nem sempre o metas dos acionistas minoritários são compatíveis com as metas do controlador;
- A Agencia Reguladora de Servicos de Abastecimento de Agua e de Esgotamento Sanitario do Estado de Minas Gerais (ARSAE) poderia definir baixo retorno sobre os investimentos feitos pela empresa ou não considerar investimentos realizados, afetando substancialmente os resultados;
- Eles podem assinar novas concessões em condições não favoráveis, com alto custo operacional, o que pode afetar negativamente o fluxo de caixa. Além disso, o governo pode pressionar a empresa por mais investimentos em áreas com rentabilidade negativa, como Norte e Nordeste e regiões do Estado.
Sobre a Copasa
Com sede em Belo Horizonte, a Copasa está entre as maiores empresas de saneamento do Brasil. De acordo com o Estatuto Social da Companhia, as atividades fins da empresa são: abastecimento de água potável (captação, tratamento e distribuição da água tratada até o consumidor final), esgoto (coleta, transporte, tratamento e disposição final do esgoto sanitário, da ligação predial até o lançamento final no meio ambiente) e limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos (coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo urbano e do lixo originário da varrição e limpeza urbana).
A Copasa atingiu, em dezembro de 2018, 638 concessões para a prestação dos serviços de abastecimento de água, atendendo a 11,6 milhões de pessoas. Em relação aos serviços de esgoto, o número de concessões em dezembro de 2018 era de 307.