Credit Suisse recebe garantia de liquidez de autoridades monetárias
Se necessário, a Autoridade Suíça de Supervisão do Mercado Financeiro fornecerá liquidez à Credit Suisse, informa comunicado
15/03/2023A Autoridade Suíça de Supervisão do Mercado Financeiro (FINMA) e o Banco Nacional Suíço SNB divulgaram comunicado oficial sobre a situação do Credit Suisse após a quebra dos bancos norte-americanos Silicon Valley e Signature Bank. As autoridades suíças afirmam que os problemas dos bancos nos EUA não representam um risco direto de contágio para os mercados financeiros suíços.
“Os rigorosos requisitos de capital e liquidez aplicáveis às instituições financeiras suíças garantem a sua estabilidade”, informa o comunicado, divulgado depois que as ações do Credit Suisse caíram até 30% nesta quarta-feira.
Saiba mais
- Como escolher o melhor banco para investir com segurança
- Banco Safra reúne assessores de investimentos no Safra Invest Day
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Correto
O comunicado afirma: “O Credit Suisse cumpre os requisitos de capital e liquidez impostos aos bancos sistemicamente importantes. Se necessário, a Autoridade Suíça de Supervisão do Mercado Financeiro fornecerá liquidez à Credit Suisse. A FINMA e o SNB estão apontando nesta declaração conjunta que não há indícios de um risco direto de contágio para as instituições suíças devido à atual turbulência no mercado bancário dos EUA”.
A regulamentação na Suíça exige que todos os bancos mantenham reservas de capital e liquidez que atendam ou excedam os requisitos mínimos dos padrões de Basileia. Além disso, os bancos sistemicamente importantes têm de satisfazer requisitos de capital e liquidez mais elevados. Isso permite que os efeitos negativos de grandes crises e choques sejam absorvidos.
Quebra de bancos nos EUA afeta Credit Suisse
O valor da bolsa de valores do Credit Suisse e o valor de seus títulos de dívida foram particularmente afetados pelas reações do mercado nos últimos dias, reconhecem as autoridade.
“A FINMA está em contacto muito próximo com o banco e tem acesso a toda a informação relevante para o direito de supervisão. Neste contexto, a FINMA confirma que o Credit Suisse cumpre os requisitos de capital e liquidez mais elevados aplicáveis aos bancos sistemicamente importantes. Além disso, o SNB fornecerá liquidez ao banco globalmente ativo, se necessário. A FINMA e o SNB estão acompanhando de muito perto os desenvolvimentos e estão em estreito contato com o Departamento Federal de Finanças para garantir a estabilidade financeira”.