Debêntures incentivadas: como funcionam e por que investir?
Ao contrário das debêntures tradicionais, essa modalidade possui isenção de IR para pessoas físicas, se tornando mais atrativa para os investidores.
24/05/2023Debêntures incentivadas são uma variável das debêntures voltada para obras de infraestrutura no país. A modalidade oferece benefícios fiscais, segurança e a possibilidade de bons retornos para o investidor.
Neste artigo, reunimos todas as informações essenciais sobre o assunto para que você esteja preparado na hora de investir.
O que são debêntures incentivadas?
As debêntures incentivadas são títulos de dívida emitidos por empresas visando o custeio de obras de infraestrutura essenciais para o desenvolvimento do país.
O diferencial das debêntures incentivadas é a isenção de imposto de renda. São uma boa opção para ter diversificação com longo prazo e ainda obter benefícios fiscais.
Ao mesmo tempo em que oferece segurança e rentabilidade aos investidores, as debêntures incentivadas ajudam a fomentar o crescimento econômico e a geração de empregos.
Como funcionam as debêntures incentivadas?
São títulos de dívida que tem o objetivo de captar recursos para financiar projetos de infraestrutura de grande importância para o país, como energia renovável, transporte e saneamento básico.
Buscando estimular o investimento nesses setores estratégicos, o governo oferece incentivos fiscais para essa modalidade – por isso são debêntures incentivadas.
- Sobre o rendimento: os ganhos da modalidade variam de acordo com a taxa de juros estabelecida na emissão, geralmente atrelada a indicadores como o IPCA ou a taxa DI.
- Sobre os prazos: o vencimento das debêntures pode ser de médio a longo prazo, de alguns anos até décadas, possibilitando retornos consistentes ao longo do tempo.
Como qualquer investimento, também possuem riscos, como a possibilidade de inadimplência da empresa e a variação das condições econômicas.
Como investir em debêntures incentivadas?
São duas principais opções: investir em títulos de debêntures por meio de uma corretora ou escolher um fundo de debêntures incentivadas, como o Safra Infra MAX III.
Ao comprar cotas do fundo, o administrador faz a compra de vários títulos que, quando gerarem algum ganho, terão o lucro correspondente ao seu investimento inicial repassado a você.
Dessa forma, você pode contar com a rentabilidade de diversos títulos na sua carteira.
Por que investir na modalidade?
Conheça 4 dos principais motivos pelos quais investir em debêntures incentivadas pode ser uma estratégia atraente para os investidores:
- 1. Debêntures incentivadas são isentas de Imposto de Renda;
- 2. Financiam projetos de infraestrutura essenciais para o desenvolvimento do país;
- 3. São uma fonte de renda mais estável e previsível, com prazos mais longos;
- 4. São uma oportunidade de diversificação, reduzindo riscos e potencializando ganhos.
Lembre-se: este tipo de investimento também conta com riscos associados. Antes de investir, avalie criteriosamente e consulte um especialista.
Riscos e garantias
Como dito anteriormente, os principais riscos do investimento estão relacionados à possibilidade de inadimplência no pagamento dos juros por parte da empresa emissora.
Antes de investir, analise a saúde financeira e a capacidade de pagamento da empresa. Lembre-se também de acompanhar o projeto de infraestrutura financiado ao longo do tempo.
Por outro lado, o investimento na modalidade também conta com garantias, como a possibilidade de conversão em ações da empresa emissora em caso de inadimplência.
Os recursos captados são destinados exclusivamente aos projetos de infraestrutura, o que também contribui para a segurança do investimento.
Consulte um especialista Safra
No Safra, você tem o apoio direto de especialistas renomados do mercado que podem sugerir as melhores opções de investimentos para você.
Invista com quem tem 180 anos de experiência e tradição. Abra sua conta no Safra.