close

Disneylândia chinesa fecha portões e testa 30 mil após 1 caso de covid

Mais de 30 mil visitantes ficaram retidos e só saíram após testes de covid, em um dos exemplos da política de tolerância zero contra o vírus na China

A Disney, que é uma minoritária no parque chinês, teve de cumprir os protocolos locais e testar todos os visitantes no domingo

Mais de 30 mil visitantes do parque temático da Disneylândia de Xangai foram mantidos dentro dos portões do parque no domingo e forçados a passar por testes covid-19 depois que um cliente testou positivo para o vírus. A ação é um exemplo dos esforços de erradicação de novos focos de covid-19 na China.

Os visitantes retidos na Disney de Xangai experimentaram na prática a política de “tolerância zero” para o vírus imposta pelo governo chinês. As medidas sanitárias rigorosas entraram em vigor, apesar das críticas de grupos empresariais e de uma taxa de vacinação de quase 80%.

O gigantesco parque da Disney em Xangai virou um grande centro de testes de covid no final da noite de domingo. O último visitante saiu às 22h30, disse a Disney. Nenhum dos visitantes daa Disney teve resultado positivo, de acordo com relatórios estatais.

A Disney, que é uma minoritária no parque chinês, teve de cumprir os protocolos locais e testar todos os visitantes, disse um porta-voz à reportagem do Wall Street Journal.

A maior empresa de entretenimento do mundo ainda não viu o público do parque voltar aos níveis pré-pandemia na China, e a paralisação de domingo destaca as dificuldades de reabrir a economia turística global enquanto a ameaça de surtos ainda paira no ar.

Mulher que esteve na Disneylandia de Xangai no sábado foi alertada sobre contato com uma vítima de contágio

A China registrou 54 casos domésticos de Covid-19 na segunda-feira em várias províncias, uma taxa extremamente baixa em comparação com outros países. No entanto, as infecções provocaram fechamentos de negócios e testes em massa em vários lugares da China.

Os requisitos de teste na Disneylândia de Xangai foram acionados depois que uma mulher que visitou o parque no sábado foi alertada pelas autoridades de sua cidade natal que ela era um contato próximo de um caso confirmado.

A mulher estava a caminho de casa de trem, mas foi imediatamente transferida para um hospital na parada mais próxima por causa do risco de ter sido exposta ao vírus. Ela testou positivo em Hangzhou no início do domingo, de acordo com informações divulgadas nas contas do governo nas redes sociais.

Mesmo tento testes negativos, os visitantes da Disney receberam ordens de se isolarem por mais 24 horas antes de um segundo teste. O parque e a Disneytown, um complexo de compras e restaurantes, estarão fechados até esta quarta-feira, 3, informou a Disneylândia de Xangai.

Vídeos compartilhados por convidados nas redes sociais mostraram enxames de pessoas — muitas vestidas com fantasias de Halloween — fazendo fila para testes antes que pudessem sair. Um deles exibia os fogos de artifício da noite da Disney em erupção atrás de profissionais de saúde uniformizados testando os visitantes.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra