close

Eleven Madison Park reabre em NY com menu vegano

Um dos restaurantes mais celebrados e caros do mundo reabre em junho com menu sem nenhum produto de origem animal

Restaurante em NY

O novo menu será inteiramente derivado de vegetais, tanto da terra quanto do mar, bem como frutas, legumes, fungos e grãos | Foto: Divulgação

O Eleven Madison Park, um dos mais celebrados — e caros — restaurantes do mundo, anunciou esta semana que vai funcionar como um restaurante à base de plantas e quase totalmente vegano, quando reabrir suas portas em junho próximo.

Com isso, o restaurante de Nova York torna-se um dos mais famosos do mundo a optar por parar de servir produtos de origem animal.

O novo menu degustação, de US$ 335, o equivalente a R$ 1,8 mil, será inteiramente derivado de vegetais, tanto da terra quanto do mar, bem como frutas, legumes, fungos e grãos, disse em comunicado o chef Daniel Humm, proprietário do restaurante.

Leite e mel ainda serão oferecidos para chá e café, disse Humm, mas caso contrário, o cardápio será totalmente vegano.

“Eu me sinto mais comovido e inspirado por pratos que utilizam vegetais impecavelmente preparados, e naturalmente migramos para uma dieta mais baseada em plantas”, disse Humm à rede CBS News. “Essa decisão foi inspirada no desafio de conhecer nossos ingredientes mais profundamente, e nos esforçar criativamente.”

Gastronomia começa a olhar para o ambiente

O movimento ocorre em um momento em que o mundo dos alimentos e da gastronomia passou a reconsiderar sua relação com a carne e a tomar medidas para reduzir o impacto que as dietas de produtos animais têm sobre o meio ambiente e a saúde.

O popular site de culinária Epicurious anunciou recentemente que não publicaria mais receitas com carne bovina, e gigantes de fast-food como Burger King e Dunkin’ começaram a oferecer alternativas à carne.

No seu comunicado, Humm disse que a decisão de parar de servir carne e frutos do mar no Eleven Madison Park decorreu de preocupações ambientais que foram expostas pela pandemia, observando que “estava ficando cada vez mais claro que o sistema alimentar atual simplesmente não é sustentável”.

Leia mais:

Restaurante tem 4 estrelas do NYT

“Ficou claro que depois de tudo o que passamos no ano passado, não poderíamos abrir o mesmo restaurante”, disse Humm.

A mudança pode ser um risco para o Eleven Madison Park, um restaurante com mais prêmios e elogios do que quase qualquer outro restaurante no mundo. Ele detém quatro estrelas do The New York Times e é um dos 14 restaurantes nos Estados Unidos a ter três estrelas Michelin. Em 2017 foi nomeado o Melhor Restaurante do Mundo. Atualmente, apenas um dos 135 restaurantes de três estrelas Michelin do mundo não serve carne ou frutos do mar: King’s Joy em Pequim. Em janeiro, o guia Michelin deu sua primeira estrela a um restaurante totalmente vegano, o ONA, em Bordeaux, França.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio