close

Emirados Árabes Unidos terão primeiro imposto corporativo a partir de 2023

Conhecido pelos grandes benefícios fiscais, país terá uma taxa de 9% sobre os rendimentos superiores equivalentes a US$ 102 mil

paisagem do distrito financeiro de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, durante o pôr do sol

Mesmo com a introdução do novo imposto, os Emirados Árabes Unidos afirmam que regime tributário “estará entre os mais competitivos do mundo” | Foto: Getty Images

Os Emirados Árabes Unidos (EAU) anunciaram nesta segunda-feira, 31, que começará a cobrar seu primeiro imposto sobre negócios a partir de 1º de junho de 2023.

Conforme anúncio do Ministério das Finanças, o país terá uma taxa de 9% para rendimentos tributáveis superiores a 375 mil dirhams. Isso equivale a US$ 102 mil.

Saiba mais

Nesse sentido, a pasta responsável pela economia informou que o percentual será cobrado sobre o lucro líquido contábil ajustado das companhias.

Rendimentos menores que esse valor continuarão com a isenção de impostos. A justificativa dada pelo ministério para o benefício é a de “apoiar pequenas empresas e startups”.

Tendo sua capital, Dubai, como um dos grandes centros de negócios do planeta, os Emirados Árabes Unidos mudam o próprio panorama com o novo imposto.

Isso porque a nação árabe é muito reconhecida por seu status de imposto zero para os negócios internacionais.

Abra sua conta

Exceções ao novo imposto dos Emirados Árabes Unidos

Mesmo com a introdução do novo imposto, o governo afirmou que o regime tributário do país "estará entre os mais competitivos do mundo”.

Conforme o portal estadunidense CNBC, haverá isenção do imposto corporativo a uma série de categorias, entre elas:

  • Rendimentos oriundos de emprego formal;

  • Imóveis;

  • Investimentos em ações;

  • Outros rendimentos pessoais não relacionados a um comércio ou negócio dos EAU.

Enquanto isso, os negócios em zonas francas – nas quais existem várias no país, segundo a CNBC, – poderão continuar com os benefícios fiscais.

“O regime tributário corporativo dos Emirados Árabes Unidos foi projetado para incorporar as melhores práticas globalmente e minimizar a carga de conformidade sobre as empresas”, publicou a agência de notícias estatal WAM.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra