close

Emissão de gases de efeito estufa na Alemanha é a menor desde os anos 50

Queda nas emissões de gases foi motivada pela redução da atividade industrial no país no ano passado, devido à crise econômica

Frankfurt

Em 2023, a Alemanha sofreu com muitas fábricas fechadas e alta capacidade industrial ociosa | Foto: Getty Images

A Alemanha em 2023 registrou o menor nível de emissão de gases de efeito estufa desde a década de 1950, com a queda de um quinto das emissões em relação ao ano anterior. Baixa foi motivada pela redução da atividade industrial no país no ano passado, segundo relatório do centro de estudos Agora Energiewende. Em relação ao ano de 1990, a queda na último ano foi de 46%.

Em 2023, a Alemanha sofreu com muitas fábricas fechadas e alta capacidade industrial ociosa devido à alta dos preços de energia provocada pelo fim do fornecimento de gás da Rússia a aliados da Ucrânia. A Alemanha é um dos países mais dependentes da energia russa e sofreu no último ano para buscar novos fornecedores.

Saiba mais

Segundo a Agora, metade da queda nas emissões em 2023 foi motivada pela queda na produção de energia pela queima de carvão, um dos reflexos da redução da atividade produtiva no país.

Novas fontes têm pouca expressão na redução de gases de efeito estufa na Alemanha

As novas fontes de energia renovável foram responsáveis por apenas 15% da redução das emissões na Alemanha.

Segundo a União Europeia, apenas 20,8% da energia consumida no país vêm de fontes renováveis. Dentro do bloco, o líder no quesito é a Suécia, com 66%.

“Não vemos uma evolução sustentável na redução de emissões na indústria. A queda na produção relacionada com a crise está enfraquecendo a Alemanha como localização industrial. Se as emissões forem simplesmente transferidas para o estrangeiro, nada se ganhará em termos de clima”, disse no relatório Simon Muller, diretor da Agora. (Valor Econômico)

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra