Emprego no setor privado nos EUA acelera e supera previsões
Setor privado criou 164 mil novas vagas nos Estados Unidos em dezembro, número superior ao de 130 mil vagas no mês anterior
04/01/2024O setor privado dos Estados Unidos criou 164 mil empregos no mês de dezembro de 2023, de acordo com levantamento da American Data Processing (ADP) divulgado nesta quinta-feira. O número superou a previsão de 130 mil vagas e representa uma aceleração ante os 103 mil postos de trabalho abertos em novembro.
O aumento salarial anual, porém, desacelerou entre novembro e dezembro, de 5,6% a 5,4%, segundo a ADP.
“Estamos voltando a um mercado de trabalho muito alinhado com as contratações pré-pandemia”, avalia Nela Richardson, economista-chefe da ADP. “Embora os salários não tenham impulsionado o recente surto de inflação, agora que o crescimento salarial recuou, qualquer risco de uma espiral de preços praticamente desapareceu”, diz.
Segundo a ADP, o setor de lazer e hospitalidade puxou os ganhos de empregos nos Estados Unidos em dezembro, com 59 mil contratações líquidas. Ainda entre serviços, saúde e educação também registrou criação forte de empregos, com 42 mil novas vagas preenchidas.
Já na parte de produção de bens de consumo, o setor de construção registrou 24 mil novos empregos, um sinal de “força diante dos juros altos”, diz a ADP. A manufatura, por outro lado, demitiu 13 mil funcionários no saldo líquido, registrando mais um mês de queda, destaca a empresa.
Emprego nos EUA acima do previsto afeta o Ibovespa
O Ibovespa opera em queda nos primeiros negócios do pregão desta quinta-feira, enquanto agentes econômicos analisam dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos. Os indicadores servem como uma prévia do “payroll” de amanhã e podem influenciar as apostas para a política monetária americana.
Por volta das 10h50, o Ibovespa caía 0,52%, aos 132.146 pontos, com máxima intradiária de 132.885 pontos e mínima de 132.090 pontos. O volume financeiro projetado para o índice no dia era de R$ 22,90 bilhões. No exterior, o futuro do S&P 500 recuava 0,07% e o Stoxx 600 ganhava 0,08%.
Os dois dados divulgados há pouco mostraram um mercado de trabalho nos EUA mais aquecido do que os analistas esperavam: a criação de empregos no setor privado em dezembro totalizou 164 mil, de acordo com a ADP, enquanto o consenso era de 130 mil; e os pedidos de seguro-desemprego recuaram para 202 mil na semana passada, sendo que a expectativa era de 219 mil.
O Ibovespa, que já tinha começado o pregão em queda, aprofundou as perdas após a publicação dos dados. O mercado de trabalho aquecido nos EUA pode atrasar o início do ciclo de relaxamento monetário nos Estados Unidos, o que tende a ser negativo para ativos de risco em todo o mundo.
O rendimento dos Treasuries passou a trabalhar em alta mais intensa após a divulgação dos dados, impulsionando também os juros futuros no Brasil. O índice de small caps, composto principalmente por ações mais sensíveis a essas taxas, operava em queda de 1,15%, superior à do Ibovespa. (Valor Econômico)