Energia solar chega a 9 GW de capacidade instalada
Segundo associação, marca atingida em abril representa 1,8% da matriz elétrica brasileira. Setor residencial impulsiona geração
10/05/2021Após crescer 1,1 gigawatts (GW) nos primeiros quatro meses deste ano, a energia solar chegou a marca 8,8 GW de capacidade instalada em abril.
Esse potencial corresponde a uma representação de 1,8% da matriz elétrica brasileira. Os dados foram divulgados pela Absolar, associação do setor.
A grande responsável por esse aumento na capacidade instalada é a chamada Geração Distribuída – a partir de sistemas instalados em telhados, fachadas de edifícios e pequenos terrenos, por exemplo.
De acordo com a Absolar, a Geração Distribuída cresceu 17,8% de janeiro a abril, totalizando 5,485 GW, contra 4,654 GW em dezembro de 2020.
Já a geração de energia solar centralizada, que depende de leilões do governo, expandiu apenas 7,5%, para 3,327 GW.
A liderança do sistema de Geração Distribuída se explica na pressa dos consumidores para escapar de novas regras que podem ser aprovadas pelo Congresso Nacional e tornar a operação mais cara.
Líderes em geração de energia solar no Brasil
Minas Gerais continua sendo o Estado líder em Geração Distribuída de energia solar, com 17,8% dos projetos instalados, seguido de São Paulo (12,5%) e Rio Grande do Sul (12,4%).
O setor residencial continua sendo o principal motor da Geração Distribuída no Brasil, com 40% da potência instalada.
Em seguida vem o comércio, com 36,7%; o segmento rural, com 13.1% e a indústria, com 8,5%. (AE)