close

Energia solar chega a 9 GW de capacidade instalada

Segundo associação, marca atingida em abril representa 1,8% da matriz elétrica brasileira. Setor residencial impulsiona geração

Painéis de energia solar com prédios na paisagem ao fundo

Fonte renovável de energia foi impulsionada por sistemas instalados em telhados, fachadas de edifícios e pequenos terrenos | Foto: Getty Images

Após crescer 1,1 gigawatts (GW) nos primeiros quatro meses deste ano, a energia solar chegou a marca 8,8 GW de capacidade instalada em abril.

Esse potencial corresponde a uma representação de 1,8% da matriz elétrica brasileira. Os dados foram divulgados pela Absolar, associação do setor.

A grande responsável por esse aumento na capacidade instalada é a chamada Geração Distribuída – a partir de sistemas instalados em telhados, fachadas de edifícios e pequenos terrenos, por exemplo.

De acordo com a Absolar, a Geração Distribuída cresceu 17,8% de janeiro a abril, totalizando 5,485 GW, contra 4,654 GW em dezembro de 2020.

Já a geração de energia solar centralizada, que depende de leilões do governo, expandiu apenas 7,5%, para 3,327 GW.

A liderança do sistema de Geração Distribuída se explica na pressa dos consumidores para escapar de novas regras que podem ser aprovadas pelo Congresso Nacional e tornar a operação mais cara.

Líderes em geração de energia solar no Brasil

Minas Gerais continua sendo o Estado líder em Geração Distribuída de energia solar, com 17,8% dos projetos instalados, seguido de São Paulo (12,5%) e Rio Grande do Sul (12,4%).

O setor residencial continua sendo o principal motor da Geração Distribuída no Brasil, com 40% da potência instalada.

Em seguida vem o comércio, com 36,7%; o segmento rural, com 13.1% e a indústria, com 8,5%. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra