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6 estratégias para atrair os consumidores do futuro

Consultoria lista pontos de ação para que empresas atinjam os perfis de clientes que devem surgir em 2022. Veja as orientações

Mulher do grupo de consumidores do futuro em farmácia com óculos de realidade virtual

Segundo a WGSN, a partir de 2022 existirão os consumidores “estabilizadores”, “comunitários” e “novos otimistas” | Foto: Getty Images

As diferentes gerações carregam consigo perfis variados de consumo. Para ajudar empreendedores e empresas a mapeá-los, a consultoria de tendências WGSN publicou um estudo com estratégias para atrair os consumidores do futuro.

Com base em dados de mercado e estudos de caso, a pesquisa antecipa quais serão os três perfis dos consumidores do futuro.

O reporte detalha como deve ser o comportamento das pessoas em 2022, quando se espera que a pandemia de covid-19 esteja próxima ou já em seu fim.

Perfis do novos clientes

Segundo a WGSN, a partir de 2022 existirão três novos perfis de consumidores do futuro: “estabilizadores”, “comunitários” e “novos otimistas”.

Esses perfis misturam pessoas das diferentes gerações identificadas pela ciência: baby boomers (nascidos entre 1946 e 1964), geração X (1965-1980), geração Y ou millennials (1981-1996) e geração Z (1997-2010).

Os tipos de consumidores do futuro:

  • Estabilizadores (geração X e millennials)
    Sobrecarregados, ainda que conscientes das pressões que enfrentam e de como combatê-las, os estabilizadores querem a tranquilidade de não ter opções em excesso. Eles desejam produtos que os façam se sentir bem, e esperam o mesmo das experiências oferecidas.

  • Comunitários (geração X e millennials)
    Este grupo pode estar saindo do alcance logístico da sua marca, mas isso não significa que eles não queiram os produtos e os serviços pelos quais se interessavam antes. Acostumados a um estilo de vida mais agitado, eles querem se manter ativos e relevantes nos lugares onde vivem e para onde estão se mudando, investindo na própria comunidade.

  • Novos otimistas (todas as gerações)
    Os novos otimistas não são um grupo homogêneo, seja em termos de idade ou aparência. Esse grupo aventureiro não tem nenhum problema em defender as próprias crenças, mas faz isso de forma positiva, sem negatividade. Quando se trata de consumo, eles querem compartilhar e celebrar com seus pares otimistas. A inclusão e a conectividade estão no topo da sua lista de prioridades.

Estratégias para alcançar os consumidores do futuro

Ao final do estudo, a WGSN compila as principais estratégias mapeadas que servem para atrair os três perfis de consumidores do futuro. São elas:

  1. Simplicidade importa
    Os consumidores estão exaustos. Simplifique o processo de compra, tanto nas lojas quanto online, e as vendas devem fluir.

  2. Comércio em livestream
    O comércio conversacional chegou para ficar. Empresas inovadoras já estão investindo na criação de eventos de compra transmitidos ao vivo para promover as vendas e estimular o retorno sobre o investimento em plataformas sociais.

  3. A evolução dos serviços sob demanda
    Os varejistas que disponibilizarem plataformas que permitam compras e entregas coletivas atrairão o público, assim como as marcas focadas nas entregas hiperlocais.

  4. Comunicações unificadas
    Com a ascensão do comércio unificado, aposte na segmentação psicográfica para garantir que as sua comunicação seja prática e consistente.

  5. Uso de plataformas de Realidade Aumentada/Realidade Virtual em nome da conveniência
    Cada vez mais consumidores estão usando recursos de realidade aumentada para testar produtos. Quando se trata desse tipo de tecnologia, pense em menos marketing e mais conveniência.

  6. O poder (e a renda) do coletivo
    Há um interesse renovado por fazer compras coletivas, tanto em lojas de rua como online. Promova o engajamento em âmbito regional e ofereça descontos para determinar qual o melhor retorno sobre o investimento.

O estudo completo da WGSN sobre os consumidores do futuro pode ser baixado gratuitamente pelo site da consultoria.

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