Em decisão unânime, Fed mantém juros dos EUA entre 0% e 0,25% ao ano
Banco central americano segue com a política de estímulos à economia, mas panorama será reavaliado na próxima reunião
28/07/2021O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) decidiu manter a taxa de juros dos Fed funds na faixa entre 0% e 0,25% ao ano.
A decisão foi unânime entre os membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) e foi comunicada nesta quarta-feira, 28.
Sendo assim, a política monetária de estímulos à economia dos EUA segue em linha com a anunciada na última reunião, em junho.
Nesse sentido, o mercado aguardava com atenção à decisão, uma vez que a aceleração acima do esperado da inflação estadunidense preocupava a autoridade monetária.
O Fed também decidiu manter a taxa de juros sobre excesso de reservas (IOER, na sigla em inglês) em 0,15% e a taxa de desconto em 0,25%.
Também deixou inalterada a taxa incidente no programa de recompras reversa (repo reversa) em 0,05%.
Fed estimula a economia dos EUA via juros
Em discurso após a divulgação, o presidente do Fed, Jerome Powell, disse que não deve haver mudanças na política monetária até que as metas de inflação e emprego sejam atingidas.
Na prática, os EUA buscam estimular a economia impactada pela pandemia de covid-19.
Entretanto, Powell ponderou que a próxima reunião do Fomc deve ser marcada pela reavaliação dos dados econômicos e que o tapering (redução de estímulos) dependerá deles.
“A trajetória da economia continua dependendo do curso do vírus. O progresso na vacinação provavelmente continuará a reduzir os efeitos da crise de saúde pública na economia, mas os riscos para as perspectivas econômicas permanecem”, diz o comunicado do Fed (íntegra neste link). (Com AE)