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Flamengo é líder nas redes sociais e pode chegar a 1 bilhão de interações

Com 38 milhões de seguidores e finalista da Libertadores, clube carioca pode ser o primeiro fora da Europa a alcançar a marca

Jogadores do Flamengo reunidos em roda no meio do gramado

Unindo Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, time teve 749 milhões de interações entre janeiro e outubro deste ano | Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Finalista da Conmebol Libertadores 2021, o Flamengo é líder absoluto entre clubes de futebol da América Latina nas redes sociais (vá direto ao ranking).

Com mais de 38 milhões de seguidores no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube juntos, o time carioca registrou 749 milhões de interações entre janeiro e outubro deste ano.

Além disso, o rubro-negro teve 124 milhões de visualizações em seu canal no YouTube.

Os números são de uma análise feita pela consultoria Sports Value e pela plataforma de monitoramento de redes Zeeng.

Adicionalmente, o clube da Gávea pode alcançar ainda em 2021 a marca de 1 bilhão de interações anuais nas quatro redes.

Mais do que ampliar a liderança nas redes entre os latinos, a marca pode tornar o Flamengo o primeiro clube de fora da Europa a chegar a esse número.

Essa popularidade e participação ativa do torcedor flamenguista se deve a mais de um fator, como explica Amir Somoggi, sócio diretor da Sports Value.

“Você tem a soma da grande torcida, que é inferior a dos gigantes europeus, mas é a maior disparada da América. Além disso, tem uma torcida jovem. O Flamengo cresce muito entre os 16 e 25 anos (de idade) e o time vai bem. Então é a soma desses fatores com uma torcida muito engajada”.

Clubes com mais interações em redes sociais – América Latina (janeiro a outubro/2021)

Clube | País | Interações | Visualizações (Views)

  1. Flamengo | Brasil | 749 milhões | 124 milhões
  2. São Paulo | Brasil | 286 milhões | 40 milhões
  3. Corinthians | Brasil | 270 milhões | 26 milhões
  4. River Plate | Argentina | 263 milhões | 12 milhões
  5. Palmeiras | Brasil | 220 milhões | 43 milhões
  6. Santos | Brasil | 146 milhões | 19 milhões
  7. Atlético-MG | Brasil | 143 milhões | 17 milhões
  8. Boca Juniors | Argentina | 129 milhões | 11 milhões
  9. Club América | México | 121 milhões | 32 milhões
  10. Vasco da Gama | Brasil | 118 milhões | 29 milhões
  11. Internacional | Brasil | 70 milhões | 5 milhões
  12. Cruz Azul | México | 63 milhões | 2 milhões
  13. Cruzeiro | Brasil | 59 milhões | 10 milhões
  14. Fluminense | Brasil | 58 milhões | 10 milhões
  15. Chivas Guadalajara | México | 46 milhões | 5 milhões
  16. Botafogo | Brasil | 41 milhões | 7 milhões
  17. Colo-Colo | Chile | 40 milhões | 2 milhões
  18. Grêmio | Brasil | 37 milhões | 15 milhões
  19. Barcelona de Guayaquil | Equador | 37 milhões | 2 milhões
  20. Sport | Brasil | 37 milhões | 2 milhões
  21. Fortaleza | Brasil | 36 milhões | 3 milhões
  22. Ceará | Brasil | 33 milhões | 3 milhões
  23. Peñarol | Uruguai | 30 milhões | 681 mil
  24. Bahia | Brasil | 28 milhões | 1 milhões
  25. Independiente | Argentina | 26 milhões | 617 mil
  26. Atlético Nacional | Colômbia | 24 milhões | 563 mil
  27. Athletico Paranaense | Brasil | 23 milhões | 3 milhões
  28. Pumas | México | 22 milhões | 2 milhões
  29. Millionarios | Colômbia | 21 milhões | 416 mil
  30. América de Cali | Colômbia | 21 milhões | 582 mil
  31. Alianza Lima | Peru | 21 milhões | 96 mil
  32. Nacional | Uruguai | 19 milhões | 40 mil

Efeito Libertadores para o Flamengo

A projeção de que os flamenguistas podem ultrapassar a casa do bilhão em interações leva em conta o evento do próximo sábado, 27.

Flamengo e Palmeiras decidirão o título da Libertadores, principal torneio de clubes da América do Sul, em Montevidéu, no Uruguai, a partir de 17h (horário de Brasília).

Sendo assim, a expectativa da Sports Value e da Zeeng é que nos próximos dias o torcedor rubro-negro eleve o volume de curtidas, compartilhamentos e visualizações de conteúdo.

Torcedores do Flamengo acompanham ônibus do clube com destino à Montevidéu, onde acontecerá a final da Libertadores | Foto: Marcos Cortes/Flamengo
Torcedores do Flamengo acompanham ônibus do clube com destino à Montevidéu, onde acontecerá a final da Libertadores | Foto: Marcos Cortes/Flamengo

No mundo, o time carioca é atualmente o 14º com mais seguidores em redes sociais, à frente de europeus como Borussia Dortmund-ALE, Galatasaray-TUR e Fenerbahçe-TUR.

“Quando você olha os clubes europeus e olha o Flamengo, vê que ele é um clube local, embora o maior da América Latina”, destaca Somoggi.

Tamanho não é documento

O ranking de interações traz recortes que ajudam a explicar porque o tamanho da torcida e de fãs nas redes não é sinônimo de engajamento.

Exemplo disso é o São Paulo, segundo na lista, que tem 16,5 milhões de fãs nas redes sociais e está à frente do rival Corinthians, que soma 25,3 milhões de seguidores.

Outros clubes tradicionais, como Santos, Atlético-MG e Internacional, porém, com torcidas menores, exemplificam um bom trabalho realizado em mídias digitais.

“No caso do Santos, é um clube que tem uma faixa de renda e idade de sua torcida mais elevada, pessoas de 40 anos de idade ou mais têm mais dinheiro e acessam mais a internet. E o Santos Futebol Clube, como desenvolvedor de conteúdo, vai muito bem nas redes”, diz Somoggi.

Na visão do especialista, para engajar a própria torcida e elevar a popularidade e as receitas oriundas do ambiente virtual, os clubes devem investir em produção de conteúdo de qualidade e que tenha identificação com seus fãs.

“Tanto o Santos quanto o Atlético-MG e até o Inter, que tem torcida menor que a do Grêmio, provam a eficiência do digital vai muito além de ter muitos seguidores”, afirma Somoggi.

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