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Redes de franquias alcançam faturamento recorde

Entre os fatores que favoreceram as franquias estão o retorno das atividades presenciais, a recuperação do emprego e o avanço dos canais de venda

Franquia de alimentação

Entre os destaques do setor de franquias estão as redes de alimentação rápida | Foto: Getty Images

O faturamento das redes de franquias cresceu 14,3% no ano passado, superando, pela primeira vez, os R$ 211 bilhões e ultrapassando a projeção de 12% feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em 2021, o faturamento foi de R$ 185,068 bilhões.

Todos os 11 segmentos do setor apresentaram crescimento no ano, com destaque para o setor de hotelaria e turismo (com alta de 24,5%), alimentação – Food Service – (21,5%) e beleza e bem-estar (21,5%).

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Os dados do desempenho das franquias também apontaram que o número de unidades expandiu 7,8%, totalizando mais de 184 mil operações, e o de redes subiu 6,8%, superando as 3 mil marcas.

Desde o pico da pandemia, são oito trimestres de crescimento ininterrupto. Frente a 2019, o avanço do franchising foi de 13,2%, cuja receita naquele ano totalizou R$ 186,755 bilhões. Já no quarto trimestre de 2022, cuja comparação se deu com igual período do ano anterior, menos impactado pela pandemia, a alta da receita foi de 12,6%, alcançando R$ 63,800 bilhões. Quando comparado ao quarto trimestre de 2019, o crescimento chega a 16,1%.

Entre os principais fatores que contribuíram para este desempenho estão o forte retorno do comércio e atividades presenciais ao longo de todo o período, a recuperação da taxa de emprego, o avanço da digitalização e de outros canais de venda, principalmente o delivery, e os ganhos advindos das lições da pandemia (principalmente em relação à maior eficiência e adaptabilidade).

A emergência de novos modelos de negócio (principalmente virtuais e home based), o crescimento acelerado das microfranquias e marcas de outros mercados aderindo ao franchising são outros aspectos que também contribuíram. Diante do cenário, a projeção da ABF para 2023 é de um aumento de 9,5% a 12%, sendo 10% em unidades e 4% em redes.

Setor de franquias de alimentação teve crescimento expressivo em 2022

Não é de hoje que franchising no Brasil tem sido um setor de grande expansão e também não é de hoje que o setor de alimentação tem sido grande pilar na vida de empreendedores que optam em navegar por opções de franquias. Com a retomada da economia e a maior demanda por serviços de delivery, as franquias de alimentação tiveram um crescimento ainda mais expressivo em 2022.

Entre alguns perfis de operação, o destaque foi o modelo de alimentação rápida. “Dados apontam que os brasileiros gastam mais de 30% de sua renda em alimentação fora de casa e o setor de franquias é buscado por empreendedores que enxergam potencial em suas regiões, optando sempre, é claro, pela segurança de uma marca e modelo de negócios testado”, comenta Lucas Atanazio Vetorasso, CEO do Grupo ATNZO, detentor de, entre outras marcas, as franquias Poppys, Merilú e Café Quemel, grandes destaques do segmento.

Atanazio também cita outras preferências de empreendedores do segmento. “Quem busca uma franquia, não está buscando apenas uma marca consolidada, mas também apoio ombro a ombro do franqueador. Outro perfil importante de uma operação é que seja enxuta, descomplicada. O investidor de uma marca de franquias não está buscando ‘física avançada’, a gestão simplificada faz parte da procura da maioria”, explana o empresário serial, referência no meio.

Com um mercado em constante mudança, as marcas do ramo também têm se preocupado em criar diferenciais competitivos para que se enquadrem de maneira sólida no mercado. “As preocupações das grandes marcas mudaram de lado. Dentro os famosos ‘3 ps’ do Marketing, sem dúvida o ‘p’ de pessoa está em primeiro lugar. Em um retorno quase palpável do antropocentrismo, ou seja, o homem como “centro” do universo, até as campanhas de marketing passaram de imperativas para o foco no intangível ‘Beba o sabor da felicidade’, ‘Amo muito tudo isso’, com foco em criação de tribos de identificação e não só de apresentação de produtos”, finaliza o especialista.

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